Mato Grosso

Deputados tentam acordo com o MP sobre demarcação do parque Serra Ricardo Franco

A previsão dos deputados é que se chegue a uma solução para o impasse num prazo de 45 a 50 dias

2 minutos de leitura
Deputados tentam acordo com o MP sobre demarcação do parque Serra Ricardo Franco
(Foto:Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

Deputados estaduais vão buscar um acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) sobre a revisão da área do parque Serra Ricardo Franco. O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, emitiu nota pela manutenção do decreto governamental de 1997, que atribui ao local o status de reserva ambiental.

O manifestação foi um aviso de eventual contestação jurídica ao projeto de decreto de legislativo que susta a seleção e estava em pauta da sessão desta quarta-feira (11).

Mais cedo, o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União Brasil), disse ser a favor de mudanças na dimensão da área do parque. A ideia seria revisar cerca de 24% da área, por conta da existência de propriedades rurais.

LEIA TAMBÉM

A retirada de pauta foi aceita pelos deputados Janaína Riva (MDB) e Valmir Moretto (Republicanos), que incentivam a votação projeto de decreto legislativo. Eles defendem uma solução para o impasse entre a transformação da Serra em parque e a liberação de ações aos produtores rurais no local.

A primeira opção passa pela indenização em cerca de R$ 1 bilhão aos donos de terras na região. Esse ponto e outros em conflito farão parte da análise situação junto com MP.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com visão mais progressista, ressalta, todavia, que a legislação ambiental brasileira impede o recuo na demarcação de reserva ambiental.

A previsão dos deputados é que se chegue a uma solução para o impasse num prazo de 45 a 50 dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes