Cidades

Depois de tiroteio, UPA Morada do Ouro não atenderá mais detentos

3 minutos de leitura
Depois de tiroteio, UPA Morada do Ouro não atenderá mais detentos

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da Morada do Ouro não atenderá mais presos a partir deste sábado (17). A decisão foi comunicada pela Secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo durante uma segunda reunião com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) entre eles superintendentes e diretores das penitenciárias de Cuiabá e demais membros da SMS na tarde de sexta-feira (16).

De acordo com a secretária, a determinação levou em consideração o estado de saúde emocional dos profissionais da UPA e também a preocupação da população local que neste momento encontram-se amedrontados após o tiroteio ocorrido na última terça-feira (13) ocasionado pela suposta tentativa de resgate a um detento.

No ato, cinco pessoas ficaram feridas dentre elas um bebê de apenas seis meses de vida e uma paciente de 33 anos. Ambos seguem aos cuidados das equipes médicas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e já apresentam melhoras

“Ofertar uma gestão humanizada e de respeito ao servidor são preceitos que regem a gestão do prefeito. Não há como se falar nessas premissas, permitindo que os profissionais continuem trabalhando reféns do medo, devido ao incidente ocorrido na unidade nesta semana”, enfatizou Elizeth.

Vistoria
A secretária informou também que os reeducandos serão direcionados para unidades de saúde que possuem menor fluxo de população e estes locais terão a segurança reforçada pelo Sistema Prisional. Os superintendes do Sistema Prisional Gilberto Valias da regional Leste e Daniel Rondon regional Oeste acompanhados pelos diretores dos presídios de Cuiabá e do coordenador da Atenção Secundária – UPAS e Policlínicas, Kennedy Marques vistoriaram diversas unidades de pronto atendimento 24 horas para avaliar a capacidade de atendimento e quais medidas de segurança deverão ser tomadas em cada espaço.

“Na primeira reunião ficou acordado que a entrada do reeducando na unidade de saúde, passará a acontecer por espaços diferenciados e com segurança reforçada pelo Sistema Penitenciário. Dessa forma, a visita in loco foi para atestar se os locais indicados pela SMS como os de menores fluxos seriam ideais na questão da segurança”, explicou o superintendente da regional Leste.

Para o superintende Daniel Rondon as medidas emergenciais definidas na reunião darão mais segurança e tranqüilidade para a população. “Elas também vão diminuir as chances de situações como esta que deixou Cuiabá assustada volte a acontecer. Unimos os esforços e quem ganha é a população que passará a se sentir mais segura”, finalizou Rondon.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes