Cidades

Boas-vindas à Ramba: santuário comemora autorização de resgate de nova elefanta

2 minutos de leitura
Boas-vindas à Ramba: santuário comemora autorização de resgate de nova elefanta

O Santuário de Elefantes Brasil, localizado em Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá), anunciou neste sábado (3) a autorização para a chegada de mais uma elefanta ao local: Ramba.

A elefanta deverá trazer alegria de volta às duas colegas, Maia e Rana, que ficaram enlutadas pela morte de Guida, que morreu no dia 25 de junho, com aproximadamente 45 anos de vida.

Ramba, de aproximadamente 52 anos, assim como as demais elefantas resgatadas e levadas para viver no santuário na mais merecida paz, sofreu por 40 anos percorrendo longas distâncias em um caminhão de circo e apresentando-se em espetáculos.

“De circo em circo, viveu sozinha, acorrentada e torturada. Sofreu a solidão e as mazelas do cativeiro. Nunca recebeu cuidados médicos”, contou a direção do santuário no Facebook.

Ela foi resgatada somente em 2012 pela ONG chilena Ecópolis e, desde então, viveu em um pequeno celeiro no Parque Safári Rancágua, no Chile.

O Santuário de Elefantes Brasil vinha colaborando ativamente nos cuidados e tratamentos de Ramba, reconhecendo o grande trabalho da equipe da Ecópolis, mas sonhava em trazer a elefanta para o santuário, para viver junto às outras elefantas já moradoras do local.

As lutas foram constantes e, por diversas vezes, negativas impediram que Ramba viesse morar no Brasil. Até que em julho deste ano o IBAMA atendeu às súplicas do santuário e concedeu a licença de importação.

“Palavras nunca serão suficientes para expressar nossos sentimentos de gratidão, consolo e entusiasmo… ao IBAMA e a todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nesse processo”, declarou a direção do santuário.

Trabalho do Santuário

O Santuário dos Elefantes Brasil busca oferecer uma nova chance aos elefantes em cativeiro na América do Sul. No local, os animais recebem a possibilidade de repouso, refúgio, companhia de seus semelhantes, cuidados médicos constantes e tem uma grande área para explorar.

“Temos como missão a responsabilidade de protegê-los, dando-lhes uma nova chance e uma vida digna”, afirmou a direção.

Além de Ramba, o santuário espera um dia conseguir trazer outros 35 elefantes que esperam por resgate no Brasil e na América do Sul.

Quem quiser ajudar a instituição com doações pode entrar em contato pelo site: elefantesbrasil.org/ramba

Leia também

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes