Cidades

Águas Cuiabá doa 150 litros de hipoclorito de sódio para Batalhão de Emergências Ambientais

O produto é utilizado nos processos de produção de água tratada.

4 minutos de leitura
Águas Cuiabá doa 150 litros de hipoclorito de sódio para Batalhão de Emergências Ambientais

A Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá Saneamento, realizou neste mês a doação de 150 litros de hipoclorito de sódio ao Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (BEA/CBMMT). O material será utilizado na desinfecção biológica de estabelecimentos públicos.

O produto é utilizado nos processos de produção de água tratada, obedecendo as especificações do Ministério da Saúde, com concentração de cloro muito inferior à presente na água sanitária de uso doméstico.

A solução líquida é fabricada pela Águas Cuiabá, em miniusinas instaladas nas estações de tratamento de água (ETAs) da capital: Tijucal, ETA Sul, Ribeirão do Lipa e Central. Cada miniusina produz cerca de mil litros de hipoclorito de sódio, por hora.

“O hipoclorito de sódio é um material com grande eficácia no combate a microrganismos prejudiciais à saúde, além de ser uma importante ferramenta para o tratamento de água no setor do saneamento, seguindo as normativas de dosagem e segurança”, explica o coordenador de tratamento de água da concessionária, Nayrlon Medeiros.

Reforço na pandemia – No uso externo às estações de tratamento, a substância contribui para a desinfecção de ambientes. Durante o auge da pandemia de Covid-19, em 2020, a concessionária doou cerca de 500 litros da substância para que órgãos públicos fizessem a desinfecção em locais de grande circulação de pessoas.

Devido à preocupação com uma nova propagação do vírus, as doações realizadas em 2024 também servirão ao mesmo fim, conforme explica a Comandante do BEA, Tenente-Coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza. “A doação é muito importante, tendo em vista que essa solução líquida reduz as chances de contaminação por parasitas, vírus e bactérias, reduzindo consequentemente a possibilidade de contaminação por Covid-19 e garantindo a segurança da população mato-grossense”, explica.

Alta nos casos – Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), indicam que o país registrou 187 mil casos nas seis primeiras semanas do ano e mais de 1.100 óbitos pela doença. “Com o recente aumento de casos de Covid-19, o CBMMT tem reforçado as ações preventivas de descontaminação em locais de concentração de pessoas, por isso expressamos profunda gratidão à Águas Cuiabá pela doação do produto”, destacou a Tenente-Coronel BM Pryscilla.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization – ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes