Carregando...
JudiciárioMato Grosso

Defesa cita falta de provas, alega plágio em acusações e pede liberdade de Arcanjo

Foto de Camilla Zeni
Camilla Zeni

O advogado Zaid Arbid pediu à Justiça a liberdade do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro, preso preventivamente desde o dia 29 de maio, alvo da Operação Mantus. No pedido, protocolado na sexta-feira (14), a defesa alega que a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado (MPE) não teriam provas contra o cliente e teriam, inclusive, plagiado acusações. O juiz Jorge Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ainda analisa o caso.

No pedido, Zaid destacou que “a investigação contida nos autos não destinou a João Arcanjo Ribeiro qualquer participação efetiva”, e que o cliente teria sido incluído no caso em função de “sua notoriedade e pelo seu passado, visando à repercussão midiática” das ações policiais.

O advogado pontuou que o enredo apontado na Operação Mantus “guarda estreita correspondência com o enredo da Operação Arrego. É quase em plágio!”, escreveu à Justiça.

A operação citada por Zaid foi deflagrada em 2007 e resultou na denúncia inclusive contra delegados da Polícia Civil, que seriam subornados pela organização de Arcanjo, para impedir a atuação de concorrentes em seus “mercados”. Na época, Arcanjo já estava preso e depois, foi absolvido das acusações.

Também na sexta-feira (13), o MPE ofereceu denúncias contra Arcanjo e outras 32 pessoas, sendo que a justiça ainda não se pronunciou.

João Arcanjo Ribeiro passou os últimos 15 anos preso, condenado por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, homicídio e contravenção penal. Segundo a Polícia Civil, enquanto esteve preso, seu genro, Giovanni Zem, seria o responsável por continuar com o império do jogo do bicho em Mato Grosso. Arcanjo foi solto pela justiça em fevereiro de 2018 e, desde então, teria reassumido a liderança, segundo as investigações.

Confira todas as matérias referentes à operação clicando aqui.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Empresa de estruturas temporárias aposta em inovação para transformar eventos em Mato Grosso

Domos geodésicos são destaque para feiras corporativas e experiências imersivas no Estado
Geral

LunaArraiá reúne mais de 200 pessoas e fortalece apoio à causa animal em Cuiabá

O Livre acompanhou o evento que teve bingo, música ao vivo, comidas típicas e chope gelado; Veja fotos!
Economia

Europa confirma veto à carne brasileira e medida pode impactar exportações de Mato Grosso

Carne, peixe, mel e tripas entram na lista de itens barrados a partir de setembro
EspeciaisGeral

Anota aí: veja quando o Brasil entra em campo na Copa do Mundo

Brasil fará três jogos na fase de grupos, todos em estádios dos Estados Unidos