O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, foi preso nesta quinta-feira (26.12), na região do Mercado do Porto, por suspeita de descarte irregular de lixo de uma obra. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
Segundo a Polícia Civil, uma denúncia anônima teria apontado a prática irregular. Os agentes foram até o local e flagraram o descarte dos resíduos da construção civil feito em local indevido, numa área de preservação permanente. Como Stopa se apresentou como o responsável pela obra da segunda etapa da Feira do Porto, o delegado que chefiava as equipes policiais, então, deu a ordem de prisão.
Stopa foi conduzido à Dema para prestar os esclarecimentos.
O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura de Cuiabá emitiu uma nota, na qual classificou o caso como ação com interesse político.
“Quanto às acusações e denúncias que surgiram em relação ao Mercado do Porto, vejo uma perseguição injusta. Parece que tudo foi armado para criar um espetáculo: havia mídia pronta, câmeras posicionadas, como se estivessem esperando por isso. Não quero parecer injusto, mas é evidente que estamos lidando com algo desproporcional. Se o problema é o descarte de resíduos da obra, vamos ser francos: esse tipo de material, como concreto, não representa um dano ambiental significativo. Ainda mais em um estado onde vemos problemas ambientais de verdade sendo ignorados, como garimpos ilegais e desmatamentos em grande escala”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Veja a íntegra da nota da Prefeitura:
“A Prefeitura Municipal de Cuiabá esclarece que, na manhã de hoje (26), o vice-prefeito José Roberto Stopa foi conduzido à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA).
O vice-prefeito estava realizando uma vistoria na segunda etapa das obras do Mercado Antônio Moisés, localizado no bairro Porto. A detenção foi motivada por uma denúncia relacionada ao descarte irregular de resíduos da construção civil. Foi identificado que uma quantidade de pisos, provenientes da obra, havia sido depositada temporariamente na área externa do local, com remoção programada para ocorrer ainda nesta data.
A Prefeitura ressalta que existem interesses políticos por trás da denúncia, com o objetivo de prejudicar a entrega da obra, agendada para os próximos dias, em um momento que marca o encerramento do mandato da atual gestão.
A Polícia Judiciária Civil esteve no local para apurar os fatos e conduziu o vice-prefeito à unidade policial para prestar esclarecimentos. O caso está sendo acompanhado de perto pelo procurador-geral do município.“




