Cidades

UTI de hospital público em MT é “interditada” por surto de bactéria

Vigilância Sanitária diz que pacientes adultos continuam a ser tratados em unidade, mas não serão aceitas novas internações

1 minuto de leitura
UTI de hospital público em MT é “interditada” por surto de bactéria

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital público de Barra do Garças (520 km de Cuiabá) Milton Pessoa Morbec foi suspensa no último fim de semana por causa de um surto de bactéria multirresistente. 

A interdição iniciou na sexta-feira (26) e deve durar ao menos 15 dias. Não há informação do tipo de bactéria identificada na UTI, nem a situação de pacientes possivelmente infectados. A superbactéria foi encontrada na UTI adulta. 

Em nota, a Prefeitura de Barra do Garças informou que “a situação é comum em ambientais hospitalares” e já teria “ocorrido em anos anteriores”. O surto foi declarado pela Vigilância Sanitária, após vistoria entre os dias 22 e 26. 

A Vigilância disse em nota que os pacientes na UTI têm “estado de gravidade, impossibilitando a transferência dos mesmos para outra instituição”, mas relacionou o quadro de saúde à superbactéria. 

Na mesma nota, informou também que o procedimento adotado para a situação foi a interdição. Porém, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se manifestou ontem (28) sobre o assunto e disse que estão suspensas novas internações na UTI. 

“A suspensão deve ser mantida até a alta do último paciente internado e a desinfecção do local só poderá ocorrer após o esvaziamento total da unidade. A UTI poderá receber novos pacientes após a desinfecção”, afirmou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes