Cidades

Universitários de Cuiabá criam coleção de roupas para cadeirantes

2 minutos de leitura
Universitários de Cuiabá criam coleção de roupas para cadeirantes

A moda deve ser inclusiva e respeitar três princípios básicos: usabilidade, conforto e saúde. Esta tríade norteia o conteúdo da aula de Ergonomia, que integra a grade curricular da faculdade de Design de Moda da Unic.

Da teoria para a prática, os 47 estudantes do 1º, 2º e 3º semestre do curso finalizam os últimos detalhes de um desfile inclusivo, onde cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, muitas vezes decorrentes de doenças como obesidade, diabetes, paralisia infantil e problemas de coluna, são as estrelas da passarela. O desfile será na quinta-feira (27), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá.

“O conceito de moda está mudando. Hoje em dia a moda está sendo pensada de forma mais sustentável, voltada para um olhar mais humano. E a tendência para o futuro da profissão é essa: o profissional que não se adequar a essa realidade, com esse olhar mais humanizado, não terá tanto sucesso em sua carreira”, defendeu a aluna do 3º semestre do curso, Alana Althemeyer.

A diferença entre as roupas comuns e peças pensadas para estes consumidores estão justamente nos cortes, caimentos, cores e estampas que visam o conforto e as limitações de movimento. Modelos pensados até mesmo para pessoas daltônicas – que não conseguem distinguir cores – também fazem parte do projeto.

O desfile

Todas as atrações foram cuidadosamente pensadas para que o evento seja, de fato, inclusivo. A começar pela forma como será apresentado: uma roda de conversa destinada a idosos que vivem em um lar de amparo, localizado em Cuiabá. Afinal, falar em inclusão também é pensar neste público.

O Grupo de Teatro Porão apresenta uma peça teatral, seguido pela apresentação do ator Eduardo Butakka, com sua personagem de humor, “Penélope Pê”. O evento ainda terá apresentação musical com a Banda DeCopollas.

A entrada do evento será um produto de limpeza ou item de higiene pessoal. Toda a arrecadação do evento será doada a diversas instituições que atuam sem fins lucrativos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes