A Propósito

Queda na curva ou no sistema? (2)

Mato Grosso volta a ter mais de mil casos diários da covid, após atualizações do sistema da Secretaria de Estado de Saúde

1 minuto de leitura
Queda na curva ou no sistema? (2)
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Depois de dias de redução – pelo menos em comparação com o histórico mais recente – no número diário de novos casos da covid-19, Mato Grosso voltou a registrar mais de mil diagnósticos em apenas 24 horas.

O boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (16) mostra que 1.181 pessoas foram diagnosticadas em 24 horas.

O número de mortes manteve a média das últimas semanas: foram 39 vítimas fatais neste mesmo período.

A elevação leva a crer que a mudança nos sistemas da SES – anunciada no fim de semana passado – foi mesmo a responsável pela impressão de que Mato Grosso, enfim, estava descendo a curva da pandemia.

LEIA TAMBÉM

O boletim desta quarta-feira (15), por exemplo, trazia uma nota de esclarecimento que informava que, até então, nem todos os municípios mato-grossenses tinham conseguido atualizar seus dados no novo sistema.

Naquele dia, o Estado registrou “somente” 618 de novos diagnósticos da covid-19. Apenas o número de mortes se manteve na média. Também foram 39 óbitos.

Com os dados atualizados, Mato Grosso chegou ao acumulado – desde o início da pandemia – de 31.717 pessoas infectadas com o novo coronavírus. Dessas, 15.018 já foram consideradas curadas. Um número bem próximo das que ainda estão doentes: 15.464.

Entre os que ainda lutam contra o vírus, 544 estão internados em leitos comuns e 414 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Mato Grosso tem hoje 24 leitos de UTI disponíveis para novos pacientes da covid-19, o que representa uma taxa de ocupação de 92%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes