Brasil

Primeiro encontro de Mauro Mendes e Lula será pautado pelo clima

Governador de Mato Grosso deve se encontrar com o presidente eleito hoje, na COP-27, para entregar carta sobre a Floresta Amazônica

2 minutos de leitura
Primeiro encontro de Mauro Mendes e Lula será pautado pelo clima
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

O governador Mauro Mendes deve encontrar nesta quarta-feira (16), junto com outros gestores da Amazônia Legal, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento na COP-27, em andamento no Egito. 

A agenda de Lula, que fará seu discurso hoje, inclui também uma reunião com os governadores, além de Mauro Mendes, Waldez Goés (Amapá), Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Marcos Rocha (Rondônia). 

Eles devem entregar a Lula a “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, assinada pelos estados com parte do território na Floresta Amazônica. O documento deve apresentar a linha de desenvolvimento e sustentabilidade que os estados defendem para ser considerada pelo governo a partir 2023. 

O tom usado por Mauro Mendes ao comentar o conteúdo da carta foi o mesmo do discurso em um painel na COP-27, na segunda-feira (14), de situação ambiental favorável e espaço para expansão do agronegócio. 

“Essa carta vai trazer na essência aquilo que todos nós governadores temos defendido com relação à Amazônia. Nós vamos falar da importância dela no contexto ambiental brasileiro, dentro do cenário internacional, e que nós queremos discutir em outro tom, um tom de respeito ao nosso país. É uma proposta de uma visão, que não diria nova, mas que possa representar esse novo momento que o Brasil vai viver. Preservar nós queremos e queremos também que o povo amazônico possa ter direito de continuar crescendo e se desenvolvendo”, afirmou. 

Lula vai participar como convidado da COP-27, mas líderes de outros países já têm apostado nele como representante do país no assunto climático. A pauta gira em torno do que vem sendo chamado de “recolocação do Brasil na agenda da sustentabilidade”. 

Esse será o primeiro encontro oficial de Mauro Mendes com o presidente eleito — e acontecerá no contexto de um debate que preocupa o governo de Mato Grosso, dadas as posições de Lula em relação ao meio ambiente e em detrimento do agronegócio. Nas declaradas dadas após o resultado do segundo turno, Mauro Mendes tem enfatizado as questões ambientais como o foco de cobrança a ser feita no plano do novo governo. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes