16 de abril de 2026 06:43
JudiciárioMato GrossoPolítica

Preso há dois meses, Arcanjo tem pedido de transferência negado

Foto de Camilla Zeni
Camilla Zeni

O juiz Jorge Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara de Cuiabá, negou, mais uma vez, transferir o bicheiro João Arcanjo Ribeiro da Penitenciária Central do Estado (PCE) para outra unidade prisional. A informação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta terça-feira (30), em uma ação que corre sob segredo de Justiça.

João Arcanjo Ribeiro está preso de forma preventiva desde o dia 29 de maio, quando foi alvo da Operação Mantus, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

A defesa teria pedido a transferência de Arcanjo para outra unidade, alegando idade avançada e o fato de que ele já foi policial civil. Segundo informou o lançamento processual, contudo, a negativa se deu porque o Sistema Penitenciário de Mato Grosso comunicou à Justiça a impossibilidade de realizar a transferência.

Antes, o advogado de Arcanjo, Zaid Arbid, já tinha feito o mesmo pedido à Justiça. Na ocasião, Jorge Tadeu negou, sob a alegação de que “não cabe a este juízo interferir na administração penitenciária”.

Na ação, além de Arcanjo, também pleitearam a transferência de penitenciária Noroel Braz da Costa Filho, apontado como braço direito do bicheiro na organização Colibri, e Mariano Oliveira da Silva, que seria o gerente operacional na região norte de Mato Grosso.

Revogação de prisão

No mesmo processo sigiloso, a defesa de João Arcanjo teria pedido a revogação da prisão preventiva do bicheiro e, depois, protocolou um pedido de desistência. A informação também foi revelada no DJE desta terça-feira.

Conforme a decisão, Jorge Tadeu julgou prejudicado o pedido de desistência, uma vez que ele já tinha indeferido o pedido para revogar a prisão do empresário. Não há informações se a defesa de Arcanjo pleiteia a liberdade do cliente junto a instâncias superiores.

Leia também

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

A Propósito

Novo repete roteiro e pode abandonar candidatura ao Governo

Histórico recente pesa e partido já fala em possíveis mudanças de rota
Política

Bateu o martelo! Credores aceitam proposta de R$ 30 milhões pela Santa Casa

Processo entra em fase judicial após aceite da comissão de credores
Política

Com 94 anos, FHC é interditado pela Justiça após avanço do Alzheimer

Filhos acionam tribunal e Paulo Henrique assume representação legal
Política

Ramagem deixa centro de detenção nos EUA após dois dias

Ex-deputado havia sido preso por questões migratórias em Orlando