Prefeitura de Cuiabá pede investigação após queda de site que agenda vacina contra covid-19

Site chegou a ter mais de um milhão de acessos e parte deles vieram até de outros países, como Nigéria e Estados Unidos

(Foto: Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá)

A Prefeitura de Cuiabá pediu que Polícia Civil de Mato Grosso investigue a origem da fake news que congestionou até a queda o site por meio do qual são feitos os cadastros para receber a vacina contra a covid-19.

A notícia falsa divulgava um calendário de vacinação que nunca existiu.

Para corrigir o problema, foi preciso cancelar toda a agenda marcada para a tarde de quarta-feira (24). Como consequência, o cronograma de imunização de idosos com idade entre 75 e 79 anos foi interrompido e continua suspenso.

LEIA TAMBÉM

A equipe de Tecnologia da Informação responsável pelos agendamentos, detectou cerca de 1,1 milhão de acessos em 24h, logo após a divulgação da fake news. Os acessos vieram de todas as partes do mundo, até de países como a Nigéria e Estados Unidos.

Conforme a prefeitura, o site vacina.cuiaba.mt.gov.br costuma abrir os agendamentos a partir das 13h e registrar, até por volta das 15h30, cerca de 1,5 mil a 5 mil acessos.

No entanto na terça-feira (23), neste mesmo período, ocorreram mais de 50 mil acessos simultâneos.

No decorrer do dia, esse número cresceu, o que resultou no congestionamento do site. Até às 23h, mais de 450 mil acessos foram realizados.

Nesta quarta-feira (24), o problema persistiu. Até o final do dia já haviam sido mais de 1 milhão de acessos no site.

Agendamentos cancelados

Para corrigir o problema, ainda de acordo com a Prefeitura de Cuiabá, foi preciso apagar toda a agenda de imunização de quarta-feira e não foi liberada uma nova agenda para esta quinta (25).

Hoje, excepcionalmente, somente serão vacinadas cerca de 100 pessoas que entraram em contato com o Município via e-mail. Os demais estão sendo reagendados automaticamente para a sexta-feira (26).

A orientação da prefeitura para quem fez o cadastro nesses dias de instabilidade é: entrar no próprio cadastro no site da vacinação e verificar para qual horário ficou agendado.

Apesar de todo transtorno gerado, a campanha de imunização conseguiu vacinar mais de 940 idosos e 140 trabalhadores da saúde nesta quarta-feira.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSó 28%: MT cai ainda mais no ranking do isolamento social
Próximo artigoPrazo para pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais é prorrogado