Cidades

Prefeitura de Cuiabá é notificada a não vacinar quem está fora dos grupos de risco

Notificação partiu do Ministério Público e se estende também à Acorizal. Em Cuiabá, jornalistas e assistentes sociais "passaram na frente"

2 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá é notificada a não vacinar quem está fora dos grupos de risco
Luiz Alves/Secom

O Ministério Público de Mato Grosso notificou a Prefeitura de Cuiabá para que interrompa a vacinação contra a covid-19 de pessoas que não estão listadas como prioridade no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), criado pelo Ministério da Saúde.

A notificação se estende também à Prefeitura de Acorizal.

As duas prefeituras têm prazo de 48 horas – que começou a contar na tarde desta segunda-feira (31) – para se manifestarem. O MP pediu que os municípios apresentem quais critérios técnico-científicos foram usados para incluir categorias profissionais na lista de prioridades.

Em Cuiabá, por exemplo, a prefeitura iniciou a vacinação dos profissionais da comunicação e da assistência social. As duas categorias não estão contempladas, neste momento, nos planos do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

A notificação do Ministério Público é assinada pelo promotor de Justiça Alexandre Guedes, que reconhece a importância das atividades de comunidores e assistentes sociais, mas destaca haver “outras categorias igualmente relevantes não contempladas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)”.

Para Guedes, antecipar a vacina em grupos que não estão no plano nacional “pode gerar prejuízo futuro aos cidadãos inseridos ou a inserir nas categorias prioritárias”, dada a “escassez de imunizantes e da imprevisibilidade concreta de seu fornecimento”.

O promotor ainda requereu que os dois municípios mantenham aberto o agendamento da vacina para os profissionais da saúde. Este foi o primeiro grupo de pessoas a receber a imunizaão, mas Guedes acredita ser necessário manter a possibilidade “devido ao fato de pertencerem a um grupo com mobilidade constante”.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes