Pedido de empréstimo em dólar de MT entra na pauta do Senado

Governo aposta que solicitação será votada na próxima quarta-feira

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Governo de Mato Grosso espera que no dia 14 de agosto o pedido de empréstimo dolarizado comece a tramitar no Senado Federal. A casa precisa dar o aval para que o Estado contrate U$ 331 milhões com o Banco Mundial.

O dinheiro será utilizado no pagamento da dívida com o Bank of America, contraída ainda na gestão Silval Barbosa. Também para financiar projetos ambientais. Para este fim devem ser usados U$ 80 milhões do total da transação financeira.

Secretário de Fazenda, Rogério Gallo acredita que os três senadores da bancada de Mato Grosso vão ajudar a acelerar a tramitação. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e o plenário do Senado precisa aprovar a iniciativa. Só depois disso é que o Estado pode assinar a negociação com o banco.

Se a aprovação não acontecer em curto espaço de tempo, o governo do Estado será obrigado a pagar mais uma parcela da dívida com o Bank of America em setembro e o valor deve ser cobrado com juros.

Com o Bank of America, o problema é a cotação do dólar. A última parcela paga foi de quase U$ 150 milhões, em março.

Para conseguir o aval da União para o empréstimo, o governo de Mato Grosso contou com decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele já obteve duas decisões favoráveis, sendo elas dos ministros Dias Toffoli e Rosa Weber.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorApós furto, homem é preso orando de joelhos dentro de igreja
Próximo artigoSemeando o Bem: veja como foi a noite de premiação aos produtores de algodão de MT