Negócios

Oito variedades de algodão são mais adaptadas ao cerrado brasileiro

2 minutos de leitura
Oito variedades de algodão são mais adaptadas ao cerrado brasileiro

O Brasil é o quarto maior produtor de algodão e, na safra 2018/2019, conquistou o segundo lugar no ranking de maiores exportadores mundiais da pluma. Dados otimistas da Embrapa revelam ainda, que esta é a quarta cultura mais importante da agricultura do país, ficando atrás apenas da soja, cana de açúcar e milho. Mas o que é preciso fazer para manter a qualidade da fibra, aliada à alta produtividade e sustentabilidade da lavoura?

Essa questão foi discutida durante a sala temática no 12º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), evento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) de 27 a 29 de agosto.

Um time de especialistas se reuniu no Centro de Convenções de Goiânia para apresentar dados sobre o desempenho das variedades de algodão disponíveis para o Cerrado brasileiro.

Dividida em três etapas, as apresentações foram abertas pelo coordenador da mesa, o pesquisador do IMAmt, Jean Bélot que recebeu o pesquisador da Embrapa Algodão, Francisco Farias, para falar sobre regionalização das cultivares, seguindo com Eleusio Freire, consultor técnico da Cotton Consultoria.

De acordo com Eleusio, das 56 variedades que existem no mercado brasileiro chegou-se ao consenso de haver oito variedades mais adaptadas e com melhor qualidade da fibra. “Como todo mundo está plantando variedades de qualidade, isso tem influência direta na produtividade. Para a indústria têxtil esse número menor de variedades é extremamente positivo, pois elas podem com características de fibras uniformes e de ótima qualidade”, ressalta.

Francisco Farias reuniu dados sobre a importância da seleção das melhores variedades para condições do cerrado brasileiro. “Esses materiais não podem deixar de ter adaptabilidade e estabilidade, conseguindo se manter produtivos mesmo com a variação ambiental”. Francisco apresentou as metodologias GGE Biplot & Binns (1988), relacionando os ambientes favoráveis para o cultivo do algodoeiro no Cerrado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes