O crescimento do e-sports e sua relação com o poker

Alguns podem achar que não houve nenhum grande esporte novo inventado por mais de um século. No entanto, pode-se argumentar de forma convincente que os e-sports estão emergindo e começando a competir com os esportes tradicionais. É sem dúvida o tipo de esporte que mais cresce no mundo e é o primeiro, fora do futebol, que é verdadeiramente global. E-sports, ou esportes eletrônicos, são uma forma de competição facilitada por sistemas eletrônicos. Um jogo específico jogado como um esporte seria um e-sport (singular).

Mais comumente, os e-sports assumem a forma de competições organizadas de vários jogadores, principalmente entre os profissionais. Assim como os esportes tradicionais da vida real em sua natureza, mas geralmente envolvidos online.

Os e-sports não apenas crescem exponencialmente como um novo negócio, indústria e esporte independente, mas também aceleram a convergência de vários setores estabelecidos. A indústria oferece à geração do milênio a oportunidade de capitalizar seus jogos favoritos, com jogos de poker de dinheiro e assistindo torneios de poker ao vivo. Com uma variedade cada vez maior de jogos e o surgimento de streaming de vídeos, os e-sports estão se tornando uma indústria bilionária. Se o poker é considerado um esporte, ainda é um ponto controverso em muitos debates. Mas o fato é que assim como os outros atletas profissionais treinam bastante, os jogadores de poker gastam muito tempo desenvolvendo novas habilidades, principalmente as matemáticas.

Os e-sports podem ser considerados “esportes de verdade” por definição, da mesma maneira que o xadrez ou o poker. Existem muitos paralelos entre esportes atléticos tradicionais e os e-sports. No entanto, o ambiente virtual e a falta de atividade física questionam se podemos realmente definir e-sports como “esportes de verdade” em vez de “esportes mentais”. Assim como o poker e o xadrez, os e-sports são esportes baseados na mente e com atividade física limitada.

Durante o início do século XXI, muitos jogos se beneficiaram do aumento da conectividade com a Internet, que por sua vez favoreceram tremendamente os e-sports. O poker online foi um dos maiores beneficiados, pois promove aos jogadores o máximo de conforto, já que é possível jogar sem sair de casa, com pessoas do mundo inteiro, de um dispositivo móvel ou computador, a qualquer hora do dia ou da noite. Embora grandes torneios de e-sports tenham sido criados antes do século 21, o número e o escopo dos torneios aumentaram significativamente.

Essa proliferação de torneios incluiu experiências com competições fora dos gêneros tradicionais de e-sports. Ainda que muitos argumentem que a popularidade dos e-sports deve justificar jogos competitivos como um esporte, é o planejamento cuidadoso, o tempo preciso e a execução estrategicamente habilidosa que devem apoiar a classificação da atividade como um esporte.

As empresas de tecnologia e mídia estão prestando atenção aos e-sports. Uma empresa sueca comprou a mais antiga empresa de e-sports, a Turtle Entertainment por US $ 87 milhões. A Amazon comprou o Twitch por US $ 1 bilhão em 2014. O expositor canadense de filmes Cineplex gastou US $ 15 milhões para adquirir uma empresa de e-sports e criar uma nova liga de jogos que acontecerá em seus cinemas. Embora os e-sports possam não corresponder ou superar os esportes tradicionais tão cedo, seu potencial valor comercial é claramente significativo demais para ser ignorado.

No Brasil o embaixador do poker no país, André Akkari, não abandonou as mesas de poker, mas desde 2017 tem trabalhado bastante como dono de uma das equipes mais importantes de e-sports do país, a FURIA, que tem torcedores ilustres como Neymar Jr – que também é um craque no poker, além do futebol.

A popularidade e o surgimento dos serviços de streaming online também ajudaram o crescimento da indústria e são o método mais comum de assistir a torneios. O Twitch, uma plataforma de streaming online lançada em 2011, transmite rotineiramente competições populares de e-sports. Em 2013, os espectadores da plataforma assistiram a 12 bilhões de minutos de vídeo no serviço!

Devido à sua natureza globalizada e online, a audiência de e-sports é significativa, tornando-a comparável aos esportes tradicionais. Quase todos os grandes torneios de e-sports são transmitidos gratuitamente para a Twitch TV. O Twitch permite que as pessoas assistam seu time ou “atleta” favorito enquanto conversam com outros espectadores. Alguns procuram entretenimento puro, outros procuram aprender com os melhores e aplicar esse conhecimento em seus próprios jogos. O Twitch tem mais de 100 milhões de espectadores por mês. Além disso, a audiência só aumenta à medida que o tempo passa.

Concluindo, os e-sports tem um futuro extremamente brilhante, graças à grande quantidade de jogadores casuais e profissionais em todo o mundo, principalmente de poker. Em algum momento no futuro próximo, é altamente provável que os e-sports sejam reconhecidos como verdadeiros esportes, principalmente à medida que o setor amadurece e uma infraestrutura dinâmica está em vigor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorICMS e preço dos combustíveis: Cuiabá terá manifestação neste domingo
Próximo artigoComo enviar dinheiro para fora do país de forma segura

O LIVRE ADS