Carregando...
Eleições 2018EntrevistasJudiciárioMato GrossoPolítica

Mendes diz que escândalo dos grampos foi sua grande decepção com Taques

Foto de Laíse Lucatelli
Laíse Lucatelli

Ex-aliado do governador Pedro Taques (PSDB), o pré-candidato ao governo Mauro Mendes (DEM) afirmou que sua maior decepção com o tucano foi o escândalo dos grampos ilegais, que veio à tona em maio de 2017. As investigações apontaram que políticos, jornalistas, advogados e diversos cidadãos foram interceptados ilegalmente.

“A grande decepção para mim, nesse governo, foi quando eu vi o escândalo da grampolândia. Aquilo é um atentado à democracia, um desrespeito ao cidadão, às pessoas. Um sinal muito grande de arrogância, prepotência e desrespeito à lei, acima de tudo”, afirmou Mendes ao LIVRE.

Na madrugada do sábado passado (28), o cabo da Polícia Militar Gerson Corrêa acusou o tucano e o ex-chefe da Casa Civil e seu primo, Paulo Zamar Taques, de serem “donos” dos grampos. O PM afirmou que Paulo pagou a ele o valor de R$ 50 mil para que a central de escutas entrasse em atividade durante as eleições de 2014, quando Pedro se elegeu governador.

“Quem afronta a lei de maneira tão fragorosa como ele fez, como foi feito nesse esquema da grampolândia… Isso nos dá certeza de que essas pessoas não têm limites. E pessoas sem limites não podem estar no convívio social, muito menos detendo um poder e uma responsabilidade tão grande, que é governar um Estado e mexer com a vida de todos nós”, disparou Mendes.

O pré-candidato afirmou que o escândalo ajudou a tirar a governabilidade do mandato de Taques. Ele citou também a crise financeira no Estado, crise institucional com o Tribunal de Justiça, obras inacabadas e escândalos de corrupção como outros fatores negativos que atrapalham o governo tucano.

“Um governo que não soube tocar obras, que ameaçou todo mundo, que teve escândalos de corrupção dentro do governo, e não foram poucos, que está envolvido num dos maiores escândalos, o da grampolêndia. Tudo isso tira as condições de governabilidade”, analisou.

Apesar de não afirmar que usará o caso dos grampos em sua campanha, Mendes observou que fatos envolvendo a vida dos candidatos sempre acabam vindo à tona no processo eleitoral. “A campanha não é para debater o passado. Mas certamente fatos relevantes da história e trajetória dos candidatos sempre vêm à baila”, disse.

Barriga de aluguel e CPI

Por meio de um esquema conhecido como “barriga de aluguel”, o grupo incluiu número de pessoas comuns em pedidos de quebra de sigilo telefônico em processos de organizações criminosas, para interceptar as ligações.

Vítima das escutas ilegais, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) aproveita o depoimento do cabo Gerson como um fato novo para, mais uma vez, tentar emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Prefeitura define as 4 ruas de Cuiabá que terão telões para o jogo do Brasil; veja a lista

Vencedoras do concurso ganham estrutura completa com tendas, cadeiras e água gelada para a partida desta segunda-feira (29), às 13h
Economia

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça
Geral

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações
Geral

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil