Cidades

Jiboia de mais de dois metros é vista no Mãe Bonifácia e Sema faz alerta: “é o habitat dela”

2 minutos de leitura
Jiboia de mais de dois metros é vista no Mãe Bonifácia e Sema faz alerta: “é o habitat dela”

Uma jiboia de mais de dois metros foi encontrada no último domingo (23) no Parque Mãe Bonifácia, um dos mais populares de Cuiabá, e fotos da cobra estão fazendo sucesso na internet. A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), aproveitou o momento para fazer um alerta à população de que o parque é o habitat natural do animal.

O Mãe Bonifácia, assim como o Zé Blo Flô e o Massairo Okamura, é uma unidade de conservação, diferente do Parque das Águas e do Tia Nair. Por isso, apesar de abertos ao público durante o dia, os parques estaduais de Cuiabá têm o objetivo de proteger a flora e a fauna da área,  e  o encontro com animais silvestres acaba sendo comum.

Além disso, esses parques têm regras mais rígidas para garantir que o local não deixe de ser o habitat natural desses animais, como, por exemplo, a proibição de visitação a noite – porque não pode ter iluminação noturna na área – e de animais domésticos.

Segundo assessoria da Sema, o compartilhamento das imagens da Jiboia é uma coisa boa, pois se tornou uma oportunidade da secretaria fazer um trabalho de conscientização e educação ambiental.

Depois que a jiboia foi encontrada nesse domingo (23), os agentes do parque fizeram o procedimento comum em casos como esse, tiraram ela do local visível e a colocaram na mata dentro do parque, para a proteção do animal, utilizando um bastão próprio para essa ação.

Segundo a assessoria da Sema, é comum que animais silvestres sejam encontrados cruzando a pista de caminhada e a orientação é que a pessoa não mexa, apenas desvie a rota. E, caso seja um animal que assusta, como uma cobra, o ideal é que a pessoa avise a algum funcionário do parque, que irá colocar o animal em um local menos visível.

A Sema disse ainda que frequentadores assíduos do parque já estão acostumados com a presença dos animais silvestres e, sempre que encontram, já avisam aos funcionários para que seja feito o procedimento padrão, garantindo a segurança do animal e dos humanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes