Cuiabá

Interventora exonera 48 comissionados na Saúde em primeiro ato administrativo

Demissões ocorreram nas primeiras horas de trabalho na Secretaria de Saúde e na Empresa Cuiabana, na tarde de ontem

2 minutos de leitura
Interventora exonera 48 comissionados na Saúde em primeiro ato administrativo
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A interventora na Saúde em Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, exonerou 48 servidores comissionados da Secretaria de Saúde, no primeiro ato administrativo na área. As demissões foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado ontem (15). 

Todos os servidores estavam em funções de comando na pasta, como em diretoria, coordenação ou gerência dos serviços supervisão, planejamento ou logística do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. 

Na lista, está o secretário Guilherme Salomão dos Santos. Ele havia sido anunciado no fim dezembro, no lugar de Suelen Alliend, mas não chegou a ser nomeado por causa da intervenção. E havia sido efetivado no dia de 6 janeiro pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Vale lembrar que os cargos comissionados são geralmente ocupados por pessoas de confiança dos gestores públicos, também têm o cunho de indicação política e não de perfil estritamente técnico. 

Paralelamente, a interventora nomeou quatro pessoas para os cargos de secretários-adjuntos nas atenções primária e secundária, áreas do SUS que recebem a maioria dos pacientes, como UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e policlínicas. 

Najila Brito Lima Muller foi nomeada secretária-adjunta de atenção secundária; Catarina Célia de Araújo Amorim, secretária-adjunta de atenção Primária; Deisi de Cássia Bocalon Maia, secretária-adjunta de planejamento e operações; e Josias Jovino Pulquério, secretário-adjunto de gestão. 

As demissões e as contratações foram anunciadas horas após a votação do decreto de intervenção pelos deputados estaduais. Conforme o governo, os trabalhos iniciaram logo após a aprovação do documento, ontem por volta das 14h30. 

O gabinete de intervenção trabalha na Secretaria de Saúde e na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
1
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes