Brasil

Ficou mais barato ir ao mercado? IBGE registra queda nos preços dos alimentos

De acordo com a pesquisa do instituto, fazer compras no mercado ficou mais barato em todos os Estados do país

1 minuto de leitura
Ficou mais barato ir ao mercado? IBGE registra queda nos preços dos alimentos
Imagem Ilustrativa (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que fazer compras no mercado está ficando mais barato. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11).

De acordo com o estudo, os preços caíram por três meses seguidos e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em -0,29% em setembro, mantendo a sequência de queda de agosto (-0,36%) e de julho (-0,68%).

Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também registrou um recuo de -0,32% no mês passado, depois dos outros recuos de agosto (-0,31%) e de julho (-0,60%).

Segundo o instituo, apesar de quase todos os segmentos terem registrado recuo nos valores foi, justamente, as compras de mercado que ficaram mais baratas.

Dessa forma, a alimentação influenciou em praticamente 22% da redução dos gastos de uma família brasileira.

Mais oferta

Entre os fatores que podem ter impactado na redução dos valores está o aumento da produção. No período da pandemia, o consumo continuou o mesmo, mas a produção de alimentos reduziu causando uma escalada nos preços.

Com a redução dos valores dos alimentos e demais produtos consumidos pelas famílias brasileiras, uma deflação da economia pode chegar em breve.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes