Cidades

Expedição por todo estado busca diminuir altas taxas de feminicídios em Mato Grosso

Policiais e assistentes sociais de 15 regiões serão treinados para lidarem com esse tipo de crime.

1 minuto de leitura
Expedição por todo estado busca diminuir altas taxas de feminicídios em Mato Grosso

O governo de Mato Grosso lançou hoje (22) uma expedição para o combate à violência doméstica. Mato Grosso lidera o ranking de feminicídio no país.

Serão dados treinamentos para capacitar policiais e assistentes sociais desde a identificação do caso de violência ao registro do boletim de ocorrência, e serão dadas orientações às vítimas para elas conseguirem proteções legais.

“Segundo os dados, a maior parte das mulheres vítimas de violência sequer sabem que podem buscar medidas protetivas, mas, em muitas vezes, elas não são identificadas nos registros. A rede de ajuda inicia já no PSF (Posto de Saúde da Família)”, disse a secretária de Assistência Social, coronel Grasielle Bugalho.

A expedição começa no fim do mês e até novembro pretende percorrer 15 regiões de Mato Grosso, as avaliadas com as maiores taxas de feminicídio. Além da Sestac, integram o grupo a Sesp (Secretaria de Segurança Pública), o Tribunal de Justiça e Ministério Público.

Balanço divulgado em março pelo Fórum Nacional de Segurança Pública registra 46 assassinatos de mulheres em Mato Grosso, cujo motivo seria o de gênero. O número colocou em primeiro lugar no ranking nacional de violência contra mulheres.

A classificação foi feita pela proporção de um caso para cada 100 mil habitantes. Mato Grosso teve 2,5 mortes no cálculo. Cinco vítimas estavam sob proteção de medidas de segurança.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes