Cidades

Evasão escolar: MT continua longe de recuperar alunos que desistiram na pandemia

Quantidade de vagas em aberto para ano letivo está acima de 48 mil, com leve melhora em relação a 2021

1 minuto de leitura
Evasão escolar: MT continua longe de recuperar alunos que desistiram na pandemia
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

A rede pública estadual de ensino em Mato Grosso não deve conseguir recuperar as matrículas de alunos desistentes durante a pandemia já no início do ano letivo 2022. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) diz que mais de 48 mil vagas estão em aberto. 

Até o momento, foram registrados 29.950 pedidos de matrículas em todo o Estado, isso resntando somente duas semanas e meia para o início do calendário escolar. A situação é pouco melhor do que a do ano passado, quando, uma semana antes da volta às aulas, 50 mil vagas continuavam em aberto. 

LEIA TAMBÉM

Os números são de balanço divulgado nesta quarta-feira (19), após o fechamento do prazo de confirmação de matrículas nas escolas. O último dia para a confirmação foi segunda-feira (17), e agora o Portal de Matrícula passa por manutenção. 

Ele voltará a ficar disponível no dia 24, próxima segunda-feira. Neste intervalo, as escolas só aceitarão pedido de matrícula com procura presencial. 

Conforme a Seduc, em 2020, cerca de 76 mil estudantes desistiram da vida escolar por causa da suspensão das aulas presenciais em consequência da pandemia. A desistência foi confirmada após os alunos deixarem de comparecer às aulas via videoconferência, a partir de agosto. 

Na época, a quantidade correspondia a 20% todo total de matriculados. Em 2021, pouco mais de 50 mil vagas permaneceram em aberto, e o balanço mais recente indica uma queda de menos de 2 mil vagas para 2022. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes