A Propósito

Covid: diário da vacina #35

Cuiabá não tem "xepa da vacina"

2 minutos de leitura
Covid: diário da vacina #35
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Não há “xepa da vacina” em Cuiabá. A informação é da prefeitura de Cuiabá, que está tentando evitar aglomerações no final do dia nos postos de vacinação.

Em outros municípios do país, as secretarias de Saúde estão usando a estratégia de fazer uma fila diferenciada para receber as doses que sobram da vacina naquele dia. Porém, isso não é realidade na Capital Mato-grossense, que optou por seguir fielmente a lista de cadastrados.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, o controle de aplicação das doses é rígido para não haver sobra durante o dia.

Cada frasco do imunizante atende a uma quantidade de doses, a exemplo da Astrazeneca são seis doses, já a Coronavac são 10 doses e a Pfizer e a Janssen são cinco, cada uma.

Sendo assim, quando não há pacientes suficientes para receberem as doses de um frasco, as pessoa são orientadas a voltarem no outro dia, para não haver desperdício de vacina.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, na Capital, as doses destinadas aos grupos prioritários faltosos vão para pessoas de 18 a 49 anos que fizeram o agendamento por meio do site Vacina Cuiabá. Ao realizar o cadastro, o cidadão é informado do dia, horário e unidade que deverá comparecer para ser vacinado.

A pessoa cadastrada tem até 48 horas para ir até o local para receber a dose da vacina. Em caso de falta, o cidadão em questão vai para o final da fila e o imunizante é remanejado para o público de 18 a 49 anos.

Em Cuiabá, há cerca de 256 mil pessoas entre 18 e 49 anos, que foram divididos em grupos de 45 a 49, 40 a 44, 35 a 39, 30 a 34, 25 a 29, 20 a 24 e 18 a 19 anos.

A coordenadora da vacinação em Cuiabá, Valéria Oliveira, disse que o esclarecimento sobre a inexistência da “xepa” é necessário porque informações inverídicas têm circulado, o que gerou dúvidas na população.

“Desde o início da vacinação nós descartamos a xepa na capital. Este não é um método de trabalho que é utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O que fizemos foi ampliar o pré-cadastro para dar oportunidade para outras pessoas, em caso de abstenção dos grupos prioritários. Nossas equipes de vacinação trabalham com responsabilidade, de forma que quando um frasco é aberto há a quantidade de pessoa recomendada para receber as doses”, enfatizou.

Leiam também:

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes