15 de abril de 2026 02:20
Geral

Covid: diário da vacina #35

Foto de Redação
Redação

Não há “xepa da vacina” em Cuiabá. A informação é da prefeitura de Cuiabá, que está tentando evitar aglomerações no final do dia nos postos de vacinação.

Em outros municípios do país, as secretarias de Saúde estão usando a estratégia de fazer uma fila diferenciada para receber as doses que sobram da vacina naquele dia. Porém, isso não é realidade na Capital Mato-grossense, que optou por seguir fielmente a lista de cadastrados.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, o controle de aplicação das doses é rígido para não haver sobra durante o dia.

Cada frasco do imunizante atende a uma quantidade de doses, a exemplo da Astrazeneca são seis doses, já a Coronavac são 10 doses e a Pfizer e a Janssen são cinco, cada uma.

Sendo assim, quando não há pacientes suficientes para receberem as doses de um frasco, as pessoa são orientadas a voltarem no outro dia, para não haver desperdício de vacina.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, na Capital, as doses destinadas aos grupos prioritários faltosos vão para pessoas de 18 a 49 anos que fizeram o agendamento por meio do site Vacina Cuiabá. Ao realizar o cadastro, o cidadão é informado do dia, horário e unidade que deverá comparecer para ser vacinado.

A pessoa cadastrada tem até 48 horas para ir até o local para receber a dose da vacina. Em caso de falta, o cidadão em questão vai para o final da fila e o imunizante é remanejado para o público de 18 a 49 anos.

Em Cuiabá, há cerca de 256 mil pessoas entre 18 e 49 anos, que foram divididos em grupos de 45 a 49, 40 a 44, 35 a 39, 30 a 34, 25 a 29, 20 a 24 e 18 a 19 anos.

A coordenadora da vacinação em Cuiabá, Valéria Oliveira, disse que o esclarecimento sobre a inexistência da “xepa” é necessário porque informações inverídicas têm circulado, o que gerou dúvidas na população.

“Desde o início da vacinação nós descartamos a xepa na capital. Este não é um método de trabalho que é utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O que fizemos foi ampliar o pré-cadastro para dar oportunidade para outras pessoas, em caso de abstenção dos grupos prioritários. Nossas equipes de vacinação trabalham com responsabilidade, de forma que quando um frasco é aberto há a quantidade de pessoa recomendada para receber as doses”, enfatizou.

Leiam também:

(Com informações da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Justiça

Presidente de ONG é absolvida por desacato contra o Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Turma Recursal do TJMT entende que a insatisfação com os serviços públicos não é passível de criminalização
Crônicas Policiais

Homem é preso após ameaçar esposa com faca em Guarantã do Norte

Suspeito foi detido em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado à delegacia após ocorrência registrada dentro de residência familiar
Economia

Exportações de carne bovina de MT crescem 74% e superam US$ 1,1 bilhão no 1º trimestre

China segue como principal destino, enquanto novos mercados ampliam participação no comércio internacional da proteína mato-grossense
Crônicas Policiais

PM apreende 229 kg de drogas em carro suspeito em Pontes e Lacerda

Veículo foi abordado durante patrulhamento e motorista acabou preso em flagrante por tráfico