A Propósito

Covid: diário da vacina #28

Mais de 200 mil vacinados em Cuiabá

2 minutos de leitura
Covid: diário da vacina #28
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Mais de 200 mil pessoas foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Cuiabá. Os dados são do Localiza SUS, sistema do Governo Federal que registra as imunizações realizada em todo o país.

A vacinação em Cuiabá começou em 20 de janeiro deste ano e é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até sexta-feira (25), já  haviam 202.892 mil pessoas vacinadas, sendo 68.330 com a segunda dose.

O número de pessoas vacinadas com a primeira dose representa 32,8% da população geral cuiabana e 44,4% da população acima de 18 anos, que é de cerca de 454 mil pessoas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2020. No caso da segunda dose, 11% da população geral e 14,9% da população adulta já foi vacinada.

Cuiabá começou a imunização por grupos prioritários, dentre eles, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente grave, trabalhadores da saúde, da educação, forças armadas, gestantes e puérperas e, o mais recente público, as lactantes.

Como fazer o cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.

Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.

A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional.

Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.

Postos de vacinação

  • Senai Porto
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Sesi Papa
  • Sesc Balneário
  • Assembleia Legislativa

LEIA TAMBÉM

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes