Variedades

Coral da UFMT apresenta Concerto de Natal com ingresso em prol de inclusão literária

3 minutos de leitura
Coral da UFMT apresenta Concerto de Natal com ingresso em prol de inclusão literária

No próximo dia 3 de dezembro (segunda-feira), o Núcleo Coral UFMT apresenta o “Concerto de Natal”, com grupos artísticos e cursos vinculados ao projeto de extensão da instituição. O show será às 20h, no Auditório do Centro Cultural, com entrada solidária; os ingressos podem ser trocados na hora por 01 livro ou revista infantil/ infanto-juvenil, que serão destinados ao Projeto Inclusão Literária.

Ao todo, passarão pelo palco do “Concerto de Natal” aproximadamente 150 cantores, entre 07 e 94 anos de idade, cantando canções natalinas e parte do repertório desenvolvido durante 2018.

O evento faz parte da Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e também comemora os 48 anos da universidade. Em dezembro, a instituição promove uma série de atividades culturais em homenagem ao poeta e artista plástico Wlademir Dias-Pino, idealizador da identidade visual da instituição, falecido em agosto.

O Centro Cultural está localizado na Av. Edgar Vieira, 513-549, Boa Esperança. Mais informações (65) 3615-8307.

Programação

No primeiro ato da noite, passará pelo palco o Laboratório Coral, curso de extensão que tem por objetivo proporcionar uma vivência musical, por meio do canto coral. É organizado para atender as pessoas interessadas em ingressar no Coral UFMT e que necessitam obter um conhecimento básico de música.

No repertório, estão presentes “Tribalistas”; “Marcas do Que Se Foi”; “Natal todo dia”; “Mammia Mia” (Benny Andersson, Stig Anderson e Björn Ulvaeus), com a solista convidada, Luanna Fonseca.

Acompanham esta parte da apresentação os músicos Marisa Rosati (teclado), Rômulo Aguiar (violão) e Clóvis Gonçalves (percussão). O grupo está sob coordenação de Silbene Corrêa, preparação vocal de André Vilani e regência de Silbene Corrêa e Vinícius Cruz.

Em seguida, se apresenta o Coral Infantojuvenil da UFMT, formado por crianças e adolescentes entre sete e 14 anos de idade e que iniciou suas atividades em 1999. Desde então, tem realizado e participado de inúmeras apresentações e eventos.

Sob coordenação de Dorit Kolling e regência de Adonys Aguiar, o grupo apresenta canções tradicionais natalinas, como “Dona nobis pacem”; “Bate o sino”; “Estrela de Natal”; “Cantate Domino”; “Chuva” e “Cravo e canela”. Na performance, acompanham os músicos Marisa Rosati (teclado), Romulo Silva (violão), Tayza Andrade e Thaynne Andrade (percussão).

No fechamento da performance, se apresenta o Coral da Terceira Idade da UFMT, em parceria com o Departamento de Artes e o Programa Longevidade Saudável, da Faculdade de Educação Física. A atividade oportuniza um trabalho artístico-cultural e social que proporciona benefícios fisiológicos e psicossociais ao idoso, com acompanhamento da tecladista Marisa Rosati, coordenação da professora Dorit Kolling e regência de Alexsandra Matos e Iasmin Medeiros.

As faixas apresentadas são: “Pinheirinhos! Que Alegria!”; “Adeste Fideles”; “Agnus Dei”; “Romaria”; “Canto dos Sinos de Belém”; e “As Pastorinhas”.

Inclusão Literária

O Inclusão Literária é um projeto de Clóvis Matos que tem contribuído com o acesso gratuito à leitura, além de outras linguagens artísticas e lúdicas. Com a Kombi, há 13 anos o “Papai Noel pantaneiro” promove a literatura nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombos, shoppings e feiras livres da capital e interior.

Em dezembro de 2017, o Inclusão ganhou visibilidade nacional e uma caminhonete nova quando Luciano Huck veio a Cuiabá para conhecer o projeto.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes