O que assistir

Congresso Forcine segue até dia 28 com inscrições gratuitas

Evento é direcionado aos interessados em ensino e formação para o audiovisual

2 minutos de leitura
Congresso Forcine segue até dia 28 com inscrições gratuitas

De 24 a 28 de outubro de 2022, o Congresso Forcine 2022 reúne docentes, discentes, pesquisadores, especialistas, profissionais, e todos os interessados em ensino e formação para o audiovisual, com intensa programação para pensar sobre como podemos potencializar nossos ensinos presenciais a partir das experiências pedagógicas de nosso passado recente, em um esforço propositivo de continuar atravessando um período crítico da história de nosso país e lutar pela valorização da Educação e do Audiovisual como fatores de autonomia, dignidade e liberdade de expressão.

O evento virtual será sediado na UEG – Universidade Estadual de Goiás. As inscrições são gratuitas pelo link:  https://www.even3.com.br/congressoforcine2022/.

Hoje, entre 13:00 a 14:30 – Horário de Cuiabá – haverá uma mesa redonda sobre a curricularização das atividades de extensão no Curso de Cinema. A Resolução CNE/CES nº. 7/2018 estabeleceu as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, tornando as atividades extensionistas parte obrigatória dos cursos de graduação.

O prazo final para sua implantação foi em dezembro de 2021. A partir desta data, as IES em todo o país destinaram 10% da carga horária total dos cursos para tal finalidade. A extensão universitária cumpre um importante papel ao viabilizar o diálogo e a relação entre a universidade e a sociedade, ratificando assim a relevância de sua inserção no currículo dos cursos de graduação.

Considerando tais aspectos, esta mesa temática propõe uma reflexão sobre os fundamentos da curricularização da extensão e sua aplicabilidade dentro dos cursos de cinema e audiovisual. Quais os desafios enfrentados? Quais as melhores estratégias e experiências? Curricularizar enquanto disciplina ou transversalizá-la em todo o currículo? Quais as condições estruturais para a realização da extensão? As experiências de curricularização da extensão tem oportunizado aos estudantes maior engajamento? Uma formação mais ampla, cidadã e mobilizadora de transformação social?

Essas são algumas das questões a serem debatidas e que podem nos auxiliar em uma melhor compreensão sobre as possibilidades de implantação da curricularização da extensão, nos cursos de cinema e audiovisual.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes