Variedades

Com Copa do Brasil mais difícil de entrar, grandes podem ficar sem vaga

3 minutos de leitura
Com Copa do Brasil mais difícil de entrar, grandes podem ficar sem vaga

A Copa do Brasil de 2023 mal começou e já está causando estragos em muitos times da Série A e B. Terminada a segunda rodada da competição algumas zebras estiveram presentes na competição.

Alguns dos mais tradicionais clubes do nosso futebol como o Vasco da Gama, o Red Bull Bragantino, Goiás, Ceará, Atlético-GO e o Cuiabá estão desclassificados da competição, verdadeiras surpresas para quem conferiu as odds na Sportsbet-io. Mas a Copa do Brasil sempre foi assim, o que faz ela ser uma das competições mais apaixonantes. 

O Atlético-GO perdeu para o Volta Redonda, o Goiás perdeu para o Águia de Marabá, o Ceará perdeu para o Ituano, o Red Bull Bragantino perdeu para o Ypiranga e o Vasco da Gama perdeu para o ABC de Natal.

Eles não estão sós: outros conhecidos clubes como o Juventude, Chapecoense e Ponte Preta também estão fora da competição.

O temor desses e outros clubes não está restrito a essas eliminações, mas sim ao grande prejuízo em seus orçamentos causado pelas premiações oferecidas em cada fase. Contudo o que na realidade está deixando os clubes extremamente preocupados é a sua participação na Copa do Brasil de 2024.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2022 alterou o regulamento da Copa do Brasil em relação aos critérios adotados de classificação para o torneio em 2024. 

Anteriormente a essa mudança pelo regulamento as vagas eram obtidas utilizando o Ranking Nacional de Clubes (RNC), o que garantia vaga aos grandes clubes. Agora a situação será bem diferente. 

A partir do ano que vem teremos 80 vagas preenchidas pela classificação nos campeonatos estaduais e as 12 restantes destinadas aos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e os times classificados para a Copa Libertadores através do Campeonato Brasileiro da Série A. 

Essa alteração já está afetando grandes equipes do nosso futebol como o Corinthians, Santos e São Paulo que acabaram eliminados dos seus campeonatos estaduais antes até das semifinais e o Botafogo, Cuiabá e Fortaleza que ainda precisam terminar seus respectivos campeonatos ou também correrão sério risco de não participarem da próxima Copa do Brasil.

Ainda existem algumas saídas para que isso não aconteça, mas o caminho não será tão cômodo como seria através dos campeonatos estaduais. 

Vejam as possibilidades de cada um dos clubes:

No caso do São Paulo, Corinthians e do Santos, eliminados do Campeonato Paulista, a primeira chance de conseguir uma vaga seria através da Copa Paulista. Em seguida, caso consigam terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Copa Libertadores da América ou ainda sendo campeão da Copa do Brasil de 2023 também terão uma vaga.

O Corinthians tem ainda mais uma oportunidade de vaga na Copa do Brasil, que seria vencer a Copa Libertadores da América já que os outros dois clubes não jogam essa competição neste ano. 

No caso específico do Botafogo existem dois caminhos: um deles conquistando a Taça Rio e o outro se classificando no Campeonato Brasileiro para a Copa Libertadores de 2024. 

O Cuiabá está nas semifinais do estadual e pode obter uma vaga para a Copa do Brasil se chegar à final do campeonato. Outra opção é ser campeão da Copa Verde e por último estar entre os classificados para a Copa Libertadores de 2024.

No caso do Ceará existem ainda 4 chances de vaga para a Copa do Brasil, seja estando na final do Campeonato Cearense, vencendo a Copa do Brasil de 2023, ganhando a Copa do Nordeste ou ainda se classificando para a Copa Libertadores de 2024. 

Enfim, ainda existe esperança para essas grandes equipes participarem na Copa do Brasil em 2024, mas o caminho mais fácil que existia antes não existe mais. A partir de agora a briga será bem mais difícil e a vaga não vai mais cair do céu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes