Variedades

Cineclube Coxiponés exibe memórias da Boca do Lixo com a projeção de filmes dos Anos 80

2 minutos de leitura
Cineclube Coxiponés exibe memórias da Boca do Lixo com a projeção de filmes dos Anos 80
O cineasta Ozualdo Candeias filmando "Bocadolixocinema" ou "Festa na Boca" em registro de 1976 (Foto: Reprodução)

Dando sequência ao ciclo “Cinema Brasileiro: um percurso alternativo sobre a história”, o Cineclube Coxiponés da UFMT exibe nesta quarta-feira (29) dois filmes nacionais da década de 1980. Um deles, um curta-documentário que, através de importantes personagens-cineastas, coloca em foco a produção na região da Boca do Lixo, antigo reduto do cinema independente em São Paulo; outro, um clássico drama erótico da época, dirigido pelo cineasta Cláudio Cunha. A sessão tem início às 19h e a entrada é gratuita!

Documentário realizado em 1984, ‘Boca Aberta’ da voz a alguns dos principais protagonistas da cinematografia ligada à Boca do Lixo, como Odi Fraga, realizador que dirigiu inúmeros longas, muitos deles sobre a temática do sexo explícito, Ozualdo Candeias, com uma filmografia mais autoral, e Toni Vieira, que dirigiu mais de 20 filmes.

O curta-metragem de 20 minutos é dirigido por Rubens Xavier, que divide com Maria Rita Kehl o roteiro premiado nos festivais de Brasília e Gramado, em 1985 e 1986. Seus 20 minutos de duração registram a rotina de atores e produtores ligados a um polo de produção de filmes de apelo popular, que foram responsáveis pela produção das comédias eróticas das décadas de 1960 e 1970.

Já o longa-metragem de ficção ‘O Gosto do Pecado’, dirigido pelo cineasta Cláudio Cunha, em 1980, narra a história de Júlio, um homem que se entrega a orgias promovidos pelo amigo Enéas após se separar de Regina, na intenção de quebrar a rotina e retomar sua liberdade. Em suas aventuras, ele se envolve com a secretária Vânia que, por sua vez, trai o noivo Celso, mas sente muita falta da ex-esposa, se envolvendo em uma cruzada pela reconciliação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes