Confira o que as palavras do plano de governo podem dizer sobre seu candidato

Publicitário aposta em ferramenta geradora de nuvem de palavras para te ajudar na escolha!

Candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano

O que cada candidato espera fazer por Mato Grosso? Os planos de governo já estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral, porém, é preciso tempo para apreciar cada uma de suas linhas. Além do texto por vezes ser denso, algumas abordagens são muito subjetivas, o que em nada colabora para a compreensão do eleitor.

E foi justamente para economizar o seu tempo que o publicitário Fred Fagundes utilizou uma ferramenta virtual para criar uma nuvem de palavras que destaca as mais citadas nos planos de governo dos cinco candidatos ao Palácio Paiaguás.

“O discurso é vago. De um lado, correto, para não se comprometer. Como você pode garantir algo sem o conhecimento da realidade da situação e sem saber como vai receber o Estado? De outro, é apenas um arquivo protocolar, que não desperta a atenção do eleitor por ter uma leitura difícil e, podemos dizer, chata. Ele é tão básico que não alcança nenhum dos tipos de eleitor”, opina.

Mas como ler este gráfico gerado com a ferramenta WordClouds? É simples: as palavras que mais aparecem nos planos de governo de cada um deles, surgem em maior tamanho e mais ao centro.

“É uma contribuição. Para quem está na dúvida, ter uma visão do perfil da coligação do seu candidato. E motivar o eleitor a buscar mais informações sobre cada um dos candidatos, para fazer a sua melhor escolha. Acredito que dá para puxar uma discussão sobre o formato do plano de governo”. Ou seja, como ele poderia ser disponibilizado para que mais tarde haja uma cobrança mais eficiente das metas apresentadas?

Confira abaixo quais as palavras mais usadas pelos candidatos:

Pedro Taques – PSDB

Palavras em destaque: Mato Grosso, ações, gestão, programa, serviços, parceria

Uma das palavras mais citadas no plano de governo de Pedro Taques é “ações”. Ao que parece, em contraponto à prometida transformação, mote utilizado à exaustão nos primeiros anos do mandato, com o slogan “Governo de Transformação”. Também foi uma constante do plano de governo balanços com número de ações desenvolvidas. “Ele focou bastante nas entregas dos quatro anos. A palavra ‘gestão’ também se destaca, reforçando uma das bandeiras do Governo, que é de política responsável”, avalia Fred.

 

Mauro Mendes – DEM

Palavras em destaque: Municípios, parceria, ações, fortalecer, promover, viáveis

Mauro Mendes, bastante conhecido na Baixada Cuiabana, ao que parece, quer reforçar a ideia de que pode governar para além dela. Ao enfatizar a palavra “municípios”, deixa aparente a intenção de que vai estender sua gestão por todo o território mato-grossense. Verbos no imperativo tranquilizam os eleitores e reforçam um sentimento de esperança, quando ele afirma de forma contundente que vai “fortalecer”, “promover”. “Não seria diferente, afinal, ele precisa dar sensação de mudança, de algo novo”, diz Fred.

Wellington Fagundes – PR

Palavras em destaque: Mato, municípios, população, gestão, pública, sociedade

Algumas das palavras que mais aparecem no plano de governo de Wellington Fagundes demonstram que ele procura reforçar a influência que tem em nível federal – por seis mandatos como deputado federal e atualmente como senador – para garantir recursos ao Estado, caso seja escolhido pelos eleitores. “Com teor generalizado, ele fala sobre bilhões, produção, mas não especifica como deve garantir recursos de maneira prática. É um plano mais com perfil legislativo que propriamente executivo, se avaliarmos”, ressalta Fred.

 

Arthur Nogueira – Rede

Palavras em destaque: Mato Grosso, saúde, políticas, pública, ações, serviços

O candidato é o que apresenta mais temas, mas sem reforçar uma ideia. A desconcentração das palavras revela que ele distribui bem os temas, porém, isso não pode não ser tão eficiente, pois se torna bastante genérico. “Fala sobre melhorar a qualidade de ensino e a segurança nas escolas estaduais, mas não diz como. É o que mais tem palavras espalhadas na nuvem justamente por não ter um conceito específico e detalhado”, analisa Fred.

Moisés Franz – PSOL

Palavras em destaque: Mato Grosso, populares, públicos, educação, política, fortalecimento

No plano de governo do candidato do PSOL, as intenções são bastante genéricas em relação ao plano de governo dos outros candidatos. O conteúdo deixa transparecer as características partidárias, ao serem recorrentes palavras como “populares”, “públicos” e “educação”. Na nuvem, aparecem também “fortalecimento” e “desenvolvimento””, algo que denota uma intenção de ir ganhando musculatura ao longo da campanha. Fred ressalta que antes de fazer a nuvem, leu cada um dos planos de governo para embasar suas impressões e não apenas, palavras realçadas.

Veja você mesmo!

Basta uma olhadela rápida nos gráficos para que o eleitor visualize como as palavras que mais aparecem nas pontas e em menor tamanho – ou seja, as que são menos citadas – simbolizam que há uma falta de humanização dos planos.

Quer se aprofundar? As propostas de governo, bem como as dos demais candidatos ao cargo de Governador e Presidente da República, podem ser acessadas aqui!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.