Cidades

Cena Livre de Teatro retoma atividades após processo seletivo

4 minutos de leitura
Cena Livre de Teatro retoma atividades após processo seletivo
Reprodução / Facebook

O Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi um espaço de troca de saberes e afetos, no último sábado (22), ao abrigar o processo seletivo externo do Cena Livre de Teatro. O seletiva marcou o início das atividades do grupo em 2019, ano com agenda repleta de eventos do coletivo, que é extensão em Teatro pela universidade.

O retorno das atividades foi marcado pela orientação do dramaturgo Joelson Jogosi, por meio de seus estudos sobre o diretor polonês Jerzy Grotowski, baseando-se no livro “Em busca de um teatro pobre”. De acordo com Leandro Britto, oficineiro do coletivo e artista do Solta Cia. de Teatro, “o Cena Livre acredita que, além da parte prática, é preciso um trabalho de reflexão sobre aquilo que está sendo feito. E como a gente faz essa reflexão? A partir de quem já pensou metodologicamente o teatro”.

O sábado contou com a presença de cerca de 56 candidatos para o processo seletivo. Os concorrentes foram divididos em grupos e desafiados a criar esquetes. As apresentações foram analisadas por uma Comissão Avaliadora, na qual Benone Lopes, artista da Solta Cia. de Teatro, foi um dos integrantes. “Eu penso que o Cena Livre, aqui em Cuiabá, é um dos maiores celeiros de artistas que a gente tem num curso livre, aberto à comunidade”. Também participaram da bancada Leosan Sampaio, egresso da instituição de ensino e fundador do grupo, Ana de Mello, Fabiola Karen, Joelson Jogosi, Leandro Brito e Lucas Lemos, que também compõe o núcleo pedagógico do coletivo artístico.

Dentre os participantes do processo seletivo 2019 está Virgínia Britta, aluna do 3° ano do Ensino Médio. A candidata conta que ficou sabendo do processo através de uma colega do Coral Municipal. A decisão de envergar para a linguagem teatral surgiu pela necessidade de aprimorar suas técnicas artísticas, após diversos comentários acerca de sua disposição natural para o entretenimento.

Além de reafirmar a importância do Cena Livre na cena universitária, Benone destacou que o curso é o único na área de teatro da UFMT, e concluiu dizendo que as expectativas para 2019 é se aproximar de uma linguagem acadêmica. Pra finalizar, Leosan, diretor geral, afirmou “Esse ano é um ano de sequência de bons frutos, ano passado estivemos em evidência ao sediar o I Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, onde tivemos a reunião das três instituições públicas de ensino para debater e fomentar as artes em nosso estado, mas é exatamente disso que se trata o nosso grupo: suscitar as artes em nosso estado, criar redes de sustentabilidade entre os artistas e nos aproximarmos cada vez mais do público. Assim continuaremos em 2019”

Lucas Lemos, aluno do 4° ano de Letras da UFMT e um dos colaboradores do Cena, pontua que a tendência para esse ano  “é deixar mais substancial a nossa pedagogia, no sentido de alinhar nosso fazer artístico com as teorias teatrais”. O artista se mostra otimista em relação à nova fase do grupo. “A gente quer transpor os muros da universidade, ocupando outros pólos culturais em Cuiabá, formar mais pesquisadores e, oferecer mais intervenções urbanas para a sociedade. Inclusive trabalhamos em um novo projeto comercial ainda para o primeiro semestre desse ano, o “Cápsulas de Humor”. Completou. A seletiva para o ano de 2019 já se encerrou, e o coletivo abrirá novo edital em 2020.

O Cena Livre de Teatro

O coletivo Cena Livre de Teatro foi concebido em abril de 2016, através de experimentações teatrais livres. A Confraria H, como foi chamada inicialmente pelos alunos da faculdade de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se tornou curso de extensão pela instituição ainda em 2017. Na época, o projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques, e orientado por Leosan Sampaio. Comemorando três anos de atuação em 2019, o coletivo já se apresentou em diversas eventos da UFMT, no Teatro Universitário, além do Cine Teatro Cuiabá. Para saber mais e acompanhar o Cena Livre de Teatro, acesse a fanpage do grupo no Facebook, www.facebook.com.br/cenalivredeteatro, e no Instagram, @cenalivreufmt.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes