Cidades

Carreta com carga mal distribuída quase tomba ao tentar passar por pedágio na BR-163 – veja vídeo

2 minutos de leitura
Carreta com carga mal distribuída quase tomba ao tentar passar por pedágio na BR-163 – veja vídeo
Foto: Divulgação/Rota do Oeste

O transporte inadequado de uma carga de sementes de arroz por pouco não causou um grave acidente na BR-163, quando a carreta tentava passar por uma praça de pedágio em Sorriso (420 km de Cuiabá), na tarde dessa quarta-feira (12).

De acordo com a concessionária Rota do Oeste, a carreta tinha placas de Primavera do Leste (MT) e já estaria trafegando com a carga deslocada mesmo antes de chegar ao pedágio, conforme mostram as imagens obtidas pelas câmeras de segurança.

Diante da situação, operadores da concessionária orientaram o motorista da carreta a mudar de cabine, pois havia o risco de a carga atingir outra cabine. No entanto, antes de conseguir mudar de faixa, ainda durante a manobra, a carga se deslocou ainda mais. Com isso, o condutor foi orientado a descer do veículo e esperar por um procedimento de transbordo da Rota do Oeste.

O gerente de Operações da Concessionária, Wilson Ferreira chegou a observar que, de acordo com o jeito que a carga era transportada, o risco de tombamento era alto.

Com o caso, duas cabines tiveram que ser fechadas, além de ter sido feita a interdição parcial da pista.

A Rota do Oeste chamou a atenção para o acontecido e busca orientar os motoristas para evitar esse tipo de risco. “O motorista deve atentar-se ao peso transportado no veículo e o acondicionamento da carga. Conforme o tipo de produto, são utilizados dispositivos como lonas, cordas, telas, ganchos, entre outros, para que a carga fique segura e bem armazenada”, orientou.

Segundo o gerente, “o veículo perde muito do seu equilíbrio quando está com carga acima do peso permitido ou ainda quando estes produtos não estão distribuídos corretamente. Ao passar por uma curva, por exemplo, ou em descidas e subidas, há a possibilidade do motorista perder o controle”.

Veja o vídeo do acidente abaixo:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes