Geral

Blairo Maggi continua cotado

Foto de Gabriele Schimanoski
Gabriele Schimanoski

Depois de ter tecido críticas à propostas de fusão dos Ministérios da Agricultura e de Meio Ambiente, o atual ministro Blairo Maggi (Agricultura) segue sendo o favorito para permanecer no posto. No entanto, ele rechaçou a possibilidade caso o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) não volte atrás quanto à união das pastas.

Na última semana, o ministro emitiu uma nota afirmando que a decisão traria prejuízos incalculáveis ao agronegócio brasileiro. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, também se manifestou contrário à ideia de Bolsonaro. Após pressão, o presidente eleito já admite que não tem “nada certo”.

Com os ministérios separados, é possível que Maggi repense e continue tocando a pasta. Entidades como a CNA, Aprosoja Brasil, Abrapa e Abiove estão pedindo a permanência dele.

“O setor entende que o Blairo está fazendo um excelente trabalho no Mapa. Tem credibilidade Internacional e a mudança neste momento não seria bom para o setor”, disse uma fonte ao LIVRE.

Caso Blairo recuse, nomes como o do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) e da deputada e presidente da FPA, Tereza Cristina (DEM-MS), seriam alternativas que agradam ao setor. De Mato Grosso, Antonio Galvan presidente da Aprosoja e vice-presidente da Aprosoja Brasil, também foi lembrado. Ele há meses vinha declarando apoio ao presidente eleito.

A única coisa certa é que o setor clama para que o ministério siga nas mãos de um perfil técnico, focado na modernização e desburocratização do setor para que o segmento continue crescendo a passos largos. “Indicação política, nesse momento, não seria o ideal para o setor”, disse.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Símbolos nazistas são encontrados em centro acadêmico da UFMT

Caso foi levado às instâncias superiores da universidade para providências
Geral

MRV é condenada por falhas em apartamento e terá que indenizar moradora em Cuiabá

Imóvel apresentou infiltrações, rachaduras e alagamentos após a entrega
Geral

Anvisa prepara nova regra para barrar “canetas emagrecedoras” piratas e irregulares

Agência discute normas para manipulação e transporte de insumos no dia 29; plano de ação mira mercado ilegal de semaglutida
Crônicas Policiais

“Olhos digitais” do Vigia Mais MT recuperam dois veículos roubados em menos de 24h

Sistema de leitura de placas (OCR) identificou moto em Alto Taquari e HB20 na região de Querência
19 de abril de 2026 01:02