Cidades

Bebê baleado durante ataque recebeu alta nesta quinta-feira

3 minutos de leitura
Bebê baleado durante ataque recebeu alta nesta quinta-feira
UPA

O bebê de seis meses de vida que está entre as vítimas baleadas durante tiroteio ocorrido no dia 13 de fevereiro na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no bairro Morada do Ouro, recebeu alta nesta quinta-feira (1º). A confusão ocorreu quando criminosos tentaram resgatar um detento que recebia atendimento no local.

O bebê foi atingido na mão e no tórax. O projétil ficou alojado próximo à coluna, mas não afetou órgãos vitais. A exemplo das demais vítimas, ele esteve aos cuidados dos profissionais do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, onde realizou sutura no ferimento da mão, e foi encaminhado para a Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido à fragilidade da idade e para tratar de uma pneumonia, motivo pelo qual foi levado à UPA.

No dia 17 de fevereiro, recebeu alta da UTI e, no último final de semana, foi encaminhado ao Hospital Universitário Júlio Müller para a retirada do projétil.

Os demais feridos já receberam alta hospitalar, dentre eles uma jovem de 22 anos (mãe do bebê), atingida por um tiro de raspão no braço, a enfermeira de 51 anos, atingida na perna, na altura da coxa, e o agente prisional, 33 anos, também atingido na coxa. Os três também foram prontamente atendidos no PS e não tiveram maiores complicações clínicas.

A paciente de 33 anos, considerada pela equipe médica como o caso mais grave, também foi atingida no tórax. Ela passou por um procedimento cirúrgico para drenagens e também ficou mantida na UTI para acompanhamento. Alguns dias após receber alta da UTI, foi encaminhada para o Hospital Santa Helena, onde segue com sua recuperação.

Medidas preventivas
Após ataque, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) criaram ações emergenciais que visem à segurança dos profissionais da Saúde e da população, no momento em que os detentos também são direcionados para as unidades de saúde.

Dentre as principais medidas, a secretária Elizeth de Araújo anunciou que a UPA Morada do Ouro não receberá mais pacientes privados de liberdade. Outra decisão é que os reeducandos serão designados para unidades específicas com menos fluxo de população onde o Sistema Penitenciário garantirá a segurança necessária. Além disso, a parceria entre os órgãos estuda viabilizar em curto prazo uma unidade referência e nesta, adaptar uma sala separada dos demais pacientes onde serão concentradas a permanecia e o atendimento do detento desde a classificação a medicação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes