Cidades

Assembleia Legislativa e casa de Botelho são alvos de operação

3 minutos de leitura
Assembleia Legislativa e casa de Botelho são alvos de operação

Ednilson Aguiar/Olivre

Eduardo Botelho

Policiais civis e militares do Batalhão de Operações Especias (Bope) fazem neste momento uma operação de busca e apreensão na casa do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (PSB) e no seu gabinete, na presidência da AL. Além dele, o deputado Mauro Savi (PSB), e o ex-deputado federal Pedro Henry, condenado pelo “Mensalão”, também são alvos da ação. 

A Operação “Bereré”, segundo o Ministério Público, visa a dar cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. As investigações tiveram início na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Defaz), sendo que as medidas cautelares foram requeridas pelo Naco Criminal (Núcleo de Ações de Competência Originária) do Ministério Público Estadual e estão sendo cumpridas em Cuiabá, Sorriso e Brasília-DF, pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) e Polícia Judiciária Civil, com apoio da Polícia Militar, por meio do Bope.

Estão envolvidos no cumprimento da ordem judicial uma força-tarefa com aproximadamente 200 integrantes, dentre policiais civis, militares, delegados  e promotores de Justiça.

Orlando Morais Jr./O Livre

Polícia faz busca na casa do deputado Eduardo Botelho

A operação visa ao combate de uma suposta organização criminosa que montou esquemas de desvio de recursos no Detran-MT durante o período em que Teodoro Lopes era presidente da autarquia. Teodoro delatou o suposto esquema que envolvia o superfaturamento na compra de lacres para placas no órgão que, posteriormente, eram redistribuídos entre agentes do esquema. 

Dentro desse esquema, uma parte do lucro iria para o deputado Mauro Savi, ainda no governo de Silval Barbosa (MDB). No governo de Pedro Taques (PSDB) o esquema teria sido descontinuado. 

Orlando Morais Jr./O Livre

Polícia faz busca na casa do deputado Eduardo Botelho

Segundo delegados envolvidos na ação, há apenas mandados de busca nas casas e todo o material colhido será encaminhado à Delegacia Fazendária, onde serão analisados. A busca na casa do deputado Eduardo Botelho, que fica no bairro Bosque da Saúde, terminou por volta das 7h desta segunda-feira. Nos outros locais, ela continua. 

Segundo informações preliminares, a operação, no âmbito do Ministério Público, estaria nas mãos do coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), o promotor de Justiça Antonio Sérgio Cordeiro Piedade. O magistrado que assina a ordem seria o desembargador José Zuquim Nogueira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes