Carregando...
Justiça

Desembargadores são afastados de caso envolvendo execução de advogado em Cuiabá

Roberto Zampieri
Foto de Raul Bradock
Raul Bradock

Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), foram afastados do caso envolvendo o assassinato do advogado Roberto Zampieri. A determinação de afastamento imediato é da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), realizada neste 1º de agosto.

“As investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas”, afirmou o Corregedor Nacional de Justiça em sua decisão.

A determinação pontua que os referidos desembargadores tinham relação íntima com a vítima, o que pode intervir no devido processo judicial do caso.

“Em paralelo com a incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri, os autos sugerem, efetivamente, a existência de um esquema organizado de venda de decisões judiciais”, destacou a decisão da Corregedoria.

Leia também: Fazendeiro é indiciado por encomendar a morte do advogado Roberto Zampieri

O caso

Zampieri foi morto a tiros no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, no dia 5 de dezembro. O fazendeiro e empresário Aníbal Manoel Laurindo chegou ser preso e indiciado pelo crime – que, em tese, gira em torno de uma disputa de terra.

Segundo Nilson Farias, delegado responsável pelo caso, a motivação do crime foi uma disputa de terras em Paranatinga. Essa propriedade está avaliada em aproximadamente R$ 100 milhões. Zampieri defendia Jessé, uma pessoa que tentava retomar a posse das terras que, até então, estava com Aníbal e o irmão, Vanderlei.

“São fazendas contíguas, em que um irmão, que é o Vanderlei, perdeu a primeira ação, que buscava reivindicar essa terra, e na hora de executar a sentença, passou a executar também a fazenda do Aníbal, como se fosse uma fazenda só. Ai ele entra com uma interdição de terceiros para se defender”, relatou o delegado.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Oportunidades

Fisioterapeuta traz a Cuiabá protocolos apresentados em congresso internacional sobre lipedema

Especialista que acaba de palestrar em Lisboa levará aos profissionais de saúde protocolos atualizados de diagnóstico e tratamento da doença durante capacitação presencial nos dias 16 e 17 de julho
Política

Pivetta espera receber apoios de Abilio Brunini e Flávia Moretti na campanha eleitoral

Governador afirmou que declarações de gestores virão na hora em que sentirem à vontade para demonstrar a sua confiança no governo
Política

Governo de Mato Grosso cogita privatizar a gestão da Arena Panantal

Arena teria custo de R$ 20 milhões ao ano para manutenção, e o Estado não tem condições para administrá-la com foco no comércio
Política

Zé Medeiros participa da inauguração da Casa da Direita e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado federal relembrou a trajetória do movimento conservador, pediu união da direita e afirmou que o espaço será voltado à mobilização e ao debate político