Carregando...
Geral

Cachoeiras em Chapada dos Guimarães: veja como se divertir gastando pouco

Cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães
Foto de Natália Araújo
Natália Araújo

Um dos principais destinos de passeio dos cuiabanos é Chapada dos Guimarães. A cidade, que fica a pouco mais de 60 km da Capital de Mato Grosso, atrai turistas de outros locais do país e moradores dos municípios vizinhos por conta de suas belezas naturais. E se você está pensando em como se divertir gastando pouco no fim de semana, vale a pena dar um pulo por lá.

A paisagem de Chapada dos Guimarães já enche os olhos desde a rodovia MT-251 (Emanuel Pinheiro). Os paredões rochosos chamam a atenção, não só de quem passa ali pela primeira vez. Aqueles que já perderam as contas de quantas vezes fizeram o percurso também se deslumbram.

Mas não são só os paredões. As principais atrações são as cachoeiras. Um atrativo para se refrescar e repor as energias em meio a natureza. Um roteiro que, além de lindo, é gratuito, é contemplar a cachoeira Véu de Noiva e depois seguir pelo Circuito das Cachoeiras.

Véu de Noiva

Cachoeira Véu de Noiva é uma das mais famosas de Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu de Noiva é uma das mais famosas de Chapada dos Guimarães. E o passeio até lá é gratuito (Foto: Gcom-MT / Rafaella Zanol)

A cachoeira Véu de Noiva tem 86 metros de altura e é formada pelas águas do córrego Coxipozinho. Mas ali não é para banho, apenas contemplação! Mas isso não deixa o passeio sem graça.

A paisagem formada pela cachoeira, que fica no meio do vale em forma de ferradura, é de tirar o fôlego. E se você é do tipo sortudo, ainda pode ver araras vermelhas voando pelo local.

A cachoeira fica aberta para visitação das 08h30 às 16h. O acesso ao mirante ocorre pela entrada principal do Parque Nacional, no KM 50 da MT-251.

Do estacionamento até o mirante, o visitante segue por uma trilha rústica de aproximadamente 600 metros de extensão. Não é necessário acompanhamento de condutores ou guias turísticos.

Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cachoeiras é um passeio obrigatório para quem visita Chapada dos Guimarães
Circuito das Cachoeiras é um passeio obrigatório para quem visita Chapada dos Guimarães (Foto: Gcom-MT / Rafaella Zanol)

O Circuito das Cachoeiras é formado pelas águas do córrego Independência, que desce pelo cerrado formando 6 cachoeiras:

  • 7 de Setembro;
  • Pulo;
  • Degraus;
  • Prainha;
  • Andorinhas;
  • Independência.

Entre a cachoeira da Prainha e a das Andorinhas, há duas piscinas naturais.

Atenção! O acesso à cachoeira 7 de Setembro só é feito com o acompanhamento de um condutor autorizado a entrar no Parque Nacional. Aqui você acessa uma lista com esses profissionais.

Na cachoeira Independência, também conhecida como Cachoeira dos Malucos, não é permitido tomar banho. Mas todas estão liberadas. Ótima opção para refrescar nos dias quentes, não é mesmo?

Como chegar lá?

O acesso ao atrativo é feito a partir de uma trilha que se começa na portaria principal do Parque Nacional, localizada no Véu de Noiva. Ao chegar ao posto de informação e controle, os visitantes deverão ler e assinar os termos de conhecimento de risco.

Não precisa se preocupar, as trilhas do circuito não apresentam grandes dificuldades. A não ser pela extensão. O percurso de ida e volta totaliza 6 quilômetros. A caminhada leva em média 5 horas de duração e não há nenhum comércio nessa área.

Por isso, o visitante deve ir bem preparado. Não esqueça de levar água, lanche e os demais itens recomendados para caminhadas em ambientes naturais.

Cachoeira da Prainha é uma das 7 que você encontra no Circuito das Cachoeiras, em Chapada dos Guimarães
Cachoeira da Prainha é uma das 7 que você encontra no Circuito das Cachoeiras, em Chapada dos Guimarães (Foto: Gcom-MT / Rafaella Zanol)

Bebidas alcoólicas e equipamentos para preparo de comida no local (como churrasqueiras, fogareiros e outros) são proibidos. Ao ir embora, não se esqueça de levar embora o lixo que produzir!

Também não é permitido o acesso com armas de fogo, facas, animais domésticos ou drones.

O acesso a maioria das cachoeiras do Circuito é permitido sem o acompanhamento de um condutor autorizado pelo parque nacional. Contudo, é recomendável a contratação de um.

Não é necessário o agendamento prévio e a entrada é permitida entre 08h30 e 12h ou até o alcance do limite diário de visitantes, que é de 150 pessoas. A saída é até as 16h.

O que fazer em Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães têm uma série de atrações para você se divertir gastando pouco
Chapada dos Guimarães têm uma série de atrações para você se divertir gastando pouco (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Na cidade também tem atração gratuita. Logo na praça principal, a Dom Wunibaldo, que está em processo de revitalização, é possível visitar a Igreja de Santana do Sacramento.

Ela foi construída, em taipa de pilão, depois da expulsão dos padres, em 1779. Quase 180 anos depois, já reformada, Santana do Sacramento foi o primeiro bem de Mato Grosso tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Exemplo raro de igreja barroca, a Santana do Sacramento é de uma beleza inigualável. Vale a pena conferir.

Para quem gosta de arte, Chapada dos Guimarães tem um Museu de Arte Sacra. A visitação nesse custa R$ 8 por pessoa. O museu funciona de quinta-feira a domingo, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

Outra opção é a Casa di Rose, onde está rolando uma exposição gratuita do acervo da galeria. Para visitar, é preciso agendar um horário pelo telefone (65) 99941-6937. O horário de funcionamento é terça-feira a sábado, das 15h às 20h.

Além disso, já deixe anotado na agenda: todo segundo sábado do mês tem a Feira Cultural, com muita música, dança, gastronomia, artesanato. A feira acontece na avenida Homero Mouser, em frente à Secretaria Municipal de Agricultura e PSF, no Centro.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

A Propósito

Cacique Raoni segue internado…

Boletim médico aponta que líder indígena apresenta quadro estável apesar de ter 93 anos
Geral

Começa hoje! Sorteados no Casa Cuiabana iniciam fase de comprovação documental

Candidatos sorteados devem comparecer à Secretaria de Habitação até sexta-feira
EconomiaGeral

Exclusivo: Big Lar deve adiar planos de nova unidade em Cuiabá

Rede avalia que lojas atuais já atendem a demanda da Grande Cuiabá.
Crônicas Policiais

PC-MT apreende material de apologia ao nazismo durante operação contra pedofilia em Cuiabá

Mandados de prisão e busca são cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual