15 de abril de 2026 09:21
Economia

Quase 80% dos autônomos em MT não têm CNPJ

Foto de Redação
Redação

Em Mato Grosso, 342 mil autônomos dentre 446 mil, ou seja, 80%  não possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O apontamento está no levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad).

Os dados demonstram ainda que no universo de 1,7 milhão de mato-grossenses ocupados, 20% são os autônomos sem CNPJ, conforme publicado no jornal A Gazeta, desta quarta-feira (1º).

Esse número reflete ainda na contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social. De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 74,2% das pessoas que passaram a trabalhar por conta própria nos últimos dois anos, atuam na informalidade e não fazem a contribuição.

Dentre aqueles que já atuavam antes da pandemia da covid-19, esse índice é de 58,3% sem contribuição previdenciária.  Segundo o Departamento, o fato é resultado da baixa remuneração proveniente do trabalho.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Secel-MT convoca sociedade para definir metas da cultura para a próxima década

Consulta pública online e Caravana Fluxo buscam propostas para o Plano Estadual 2026-2036; participação popular definirá investimentos e acessibilidade nos 141 municípios
Crônicas Policiais

Bombeiros usam empilhadeira para retirar cavalo de fossa de três metros em Santa Rita do Araguaia

Animal caiu em residência e foi retirado sem ferimentos após ação rápida do 1º NBM em operação de salvamento
JustiçaPolítica

Justiça coloca fim em ação de Taques contra Mauro e arquiva caso da Oi

Taques teria usado tipo de ação não cabível para questionar o acordo com empresa
Abilio Brunini, Samantha Iris, Vânisa Rosa, Dilemário Alencar
Política

Abilio admite mal-estar com vereadores sobre eleição à Mesa Diretora

Prefeito diz que declarações na imprensa tem causado problemas na relação com a base na Câmara de Cuiabá