JustiçaPolítica

Justiça coloca fim em ação de Taques contra Mauro e arquiva caso da Oi

Taques teria usado tipo de ação não cabível para questionar o acordo com empresa
Foto de Redação
Redação

A Justiça de Mato Grosso arquivou a ação popular movida pelo advogado Pedro Taques contra o ex-governador Mauro Mendes, que questionava um acordo firmado pelo Estado com a empresa Oi.

A decisão foi dada na última terça-feira (14/04) pelo juiz Bruno de Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas.

O juiz registrou que embora a ação tenha sido apresentada como questionamento de um suposto “ato administrativo”, o alvo real era o próprio acordo homologado pela Justiça, o que não é cabível em ações populares.

“A ação popular se destina ao controle de atos administrativos lesivos, e não à invalidação de decisões judiciais”, registrou.

Bruno Marques pontuou que o tipo de ação ingressada por Taques não poderia ser utilizado para tentar anular o acordo, já que, depois de homologado pela Justiça, ele “deixa de ser um ato administrativo e passa a ostentar natureza judicial”.

“O ordenamento jurídico não admite o uso da ação popular para a desconstituição de pronunciamentos de mérito do Poder Judiciário”, destacou.

Acordo foi vantajoso

Na ação, o Ministério Público de Mato Grosso já havia se manifestado contra os pedidos de Taques, apontando ausência de irregularidades no acordo firmado pelo Estado.

No parecer, o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra, afirmou que não há elementos mínimos que indiquem ilegalidade ou dano aos cofres públicos.

O Ministério Público também destacou que o acordo foi analisado por órgãos de controle e trouxe benefício ao Estado.

Segundo o parecer, ficou demonstrado que a negociação foi conduzida com responsabilidade e apresentou “vantajosidade econômica”, considerando o risco de derrota judicial.

“A questão que deve ser avaliada é a legalidade e a ausência de prejuízo, que ficaram bem caracterizadas na negociação”, concluiu.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Escolas de Cuiabá podem ganhar botão de pânico para conter ataques

Projeto prevê acionamento silencioso direto com forças de segurança em emergências
A Propósito

Ninguém lembrou de Roberto Campos…

O aniversário de um dos cuiabanos mais importantes da história passou sem ser lembrado — suas ideias são ainda mais esquecidas
Geral

Dia D contra a gripe: 72 postos de saúde abrem as portas no próximo sábado (25)

Mobilização em Cuiabá foca em grupos prioritários; veja a lista de documentos necessários para garantir a dose
Economia

Receita Federal lança “cashback” de até R$ 1 mil para quem não declarou IR em 2025

Restituição automática via Pix será paga em lote especial no dia 15 de julho; veja se você tem direito
19 de abril de 2026 16:24