Carregando...
EleiçõesGeral

Campanha no WhatsApp? Saiba como denunciar candidatos inconvenientes

Foto de Agência Brasil
Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta semana, um formulário online para receber denúncias de disparos de mensagens em massa por meio do WhatsApp, durante as eleições municipais.

Pela primeira vez, nas eleições deste ano, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela Justiça Eleitoral na norma sobre propaganda. Os termos de uso do WhatsApp também não permitem a prática.

As mensagens do tipo em geral são impessoais e costumam trazer conteúdos alarmistas e acusatórios. A Justiça Eleitoral incentiva que o eleitor faça a denúncia se receber mensagens suspeitas provenientes, por exemplo, de contatos desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo.

O próprio WhatsApp se comprometeu, junto ao TSE, a investigar as denúncias e inativar contas suspeitas, encaminhando as informações pertinentes às autoridades. Segundo a plataforma, trata-se de “iniciativa inédita no mundo”.

Comportamento inautêntico

O formulário de denúncia faz parte de uma série de medidas anunciadas nesta semana pela Justiça Eleitoral para combater o que chama de “comportamentos inautênticos” relacionado às eleições na internet, em especial nas redes sociais.

Um exemplo que costuma ser dado é o uso de robôs e contas falsas para promover artificialmente campanhas de ódio contra candidatos e instituições.

LEIA TAMBÉM

Tais comportamentos são “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Durante o lançamento do formulário de denúncias, o diretor de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, fez um apelo para que também os candidatos denunciem empresas e indivíduos que ofereçam o serviço de disparo de mensagens.

“Sabemos que existem empresas que oferecem serviços ilegais de disparo em massa de mensagens, por isso o WhatsApp solicita aos candidatos que rejeitem essas propostas e façam as devidas comunicações às autoridades constituídas”, disse ele.

Ainda tramitam no TSE diferentes investigações que apuram eventuais desvios às normas eleitorais no pagamento por disparos de mensagens em massa na eleição presidencial de 2018.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Pai de estudante investigado por lista de “estupráveis” é policial federal e vira alvo de apuração por ameaça

Agente teria ido ao campus acompanhado do filho e intimidado estudantes
Crônicas Policiais

Homem é preso em Matupá após espancar esposa que negou relação por dor na coluna

Suspeito de 35 anos bateu a cabeça da vítima contra o chão e a parede no bairro Cidade Alta; PM evitou tragédi
Política

Veja os motivos que levaram à prisão de filho de Antônio Galvan em Sinop

Rafael Galvan foi abordado pela PRF com arma de fogo e tinha mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia de quase R$ 95 mil
Geral

Prefeitura de Cuiabá entrega 49 novas cadeiras de banho para o HMC e São Benedito

Iniciativa da SMS e da Empresa Cuiabana de Saúde visa garantir segurança, conforto e dignidade a pacientes internados