CidadesCuiabáDestaquesMato Grosso

Queimadas e estiagem: Prefeitura de Cuiabá pode decretar situação de emergência

Foto de Redação
Redação

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) estuda decretar situação de emergência em Cuiabá por causa das queimadas e do tempo seco. Somente em agosto, a Defesa Civil Municipal registrou 25 focos de queimadas urbanas na Capital, metade do que foi registrado nos outros sete meses de 2020. 

Conforme a prefeitura, a instalação da situação emergencial facilita a compra de equipamentos e o aumento de pessoal na Defesa Civil, órgão responsável pela administração de ocorrências de incêndios. 

Nesta quinta-feira (13), a cidade voltou a amanhecer encoberta de fumaça, apenas duas semanas após primeiro fenômeno, decorrente de queimadas no Pantanal. 

Desta vez, a origem da fumaça é um incêndio na Estrada da Guia. Dezenas de bombeiros passaram a quarta-feira (12) tentando controlar o incêndio, que nesta madrugada, quase invadiu um condomínio residencial. 

Estiagem mais cedo  

Conforme a Defesa Civil, o período de estiagem começou mais cedo neste ano e a menor quantidade de água no ar tem facilitado a propagação das queimadas. 

Não chove em Cuiabá há cerca de 75 dias e a situação pode piorar porque, historicamente, a estiagem é mais forte no início de setembro.

Contudo, o diretor da Defesa Civil, José Pedro Ferraz Zanetti, disse que a falta de consciência das pessoas que ateiam fogo em terrenos ou áreas de vegetação é o principal fator do problema. 

Desde o início do período proibitivo para o uso de fogo, a Defesa Civil de Cuiabá já atendeu a mais de 50 ocorrências de queimadas urbanas, o que resultou em autos de infração que chegam a quase R$ 2 milhões.  

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), de julho para cá, foram registradas mais de 1.550 chamadas de queimadas urbanas na Capital. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Símbolos nazistas são encontrados em centro acadêmico da UFMT

Caso foi levado às instâncias superiores da universidade para providências
Geral

MRV é condenada por falhas em apartamento e terá que indenizar moradora em Cuiabá

Imóvel apresentou infiltrações, rachaduras e alagamentos após a entrega
Geral

Anvisa prepara nova regra para barrar “canetas emagrecedoras” piratas e irregulares

Agência discute normas para manipulação e transporte de insumos no dia 29; plano de ação mira mercado ilegal de semaglutida
Crônicas Policiais

“Olhos digitais” do Vigia Mais MT recuperam dois veículos roubados em menos de 24h

Sistema de leitura de placas (OCR) identificou moto em Alto Taquari e HB20 na região de Querência
18 de abril de 2026 18:17