14 de abril de 2026 07:11
CidadesComportamentoNegóciosSeleção dos EditoresTecnologia e Inovação

5 horas por dia: brasileiros passaram ainda mais tempo no celular em 2023

iamgem de um celular na mão de uma pessoa
Foto de Laura Nabuco
Laura Nabuco

Quanto horas por dia você passa no celular? Tem ideia? Pois saiba que existe uma pesquisa monitorando isso e os brasileiros estão no top 5 do mundo. E subindo.

Segundo o levantamento da State of Mobile, produzido pela Data AI, em 2023, o brasileiros passou, em média, 5 horas do seu dia usando aplicativos no celular. Uma média maior que no ano anterior, quando passamos, em média, 4,8 horas fazendo a mesma coisa.

No ranking mundial, estão à frente do Brasil os seguintes países:

  • Indonésia – 6,05 horas
  • Tailândia – 5,64 horas
  • Argentina – 5,33 horas
  • Arábia Saudita – 5,28 horas

Qual o app mais usado?

Ah! Você já imagina a resposta para essa pergunta. Se você pensou em WhatsApp ou Instagram, você acertou.

gráficos mostram quais os aplicativos mais usados pelos brasileiros
(Foto: Reprodução / Panorama Mobile Time e Opinion Box)

Esses dados são de outra pesquisa, realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Ela revelou ainda que esses dois aplicativos estão na tela principal de 50% dos entrevistados.

WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros abrem mais vezes ao longo do dia. Nem precisa explicar o motivo né?! Já o Instagram é o app em que nós, brasileiros, gastamos mais tempo dos nossos dias.

E os pesquisadores também perguntaram: se você só pudesse ter um aplicativo no seu celular, qual seria? WhatsApp ganhou disparado! Mais de 50% dos brasileiros escolheriam ele. Instagram apareceu em segundo lugar, com a preferência de 16% das pessoas.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

inquéritos
Crônicas Policiais

PJC mira clínica por maus-tratos e uso de remédios vencidos em Lucas do Rio Verde

Investigação aponta exercício ilegal da profissão e risco à saúde coletiva; medicamentos expirados foram apreendidos durante buscas e Justiça autorizou quebra de sigilo de dados
Economia

Petrobras confirma investimento de US$ 1 bilhão para retomar obras da UFN-III em Três Lagoas

Unidade paralisada desde 2015 deve entrar em operação comercial em 2029; foco da produção será o suprimento de fertilizantes para Mato Grosso e outros grandes polos agrícolas
Geral

De cara nova: O Livre estreia novo layout pensando no leitor!

Plataforma foi redesenhada para melhorar a experiência de todos vocês!
Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos

Ibovespa supera 198 mil pontos após declarações de Trump