Cidades

Transporte coletivo: metade dos ônibus volta a circular em Cuiabá

2 minutos de leitura
Transporte coletivo: metade dos ônibus volta a circular em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Aproximadamente metade da frota dos ônibus de Cuiabá começou a sair das garagens no início da tarde desta segunda-feira (10). Segundo informações da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), apenas os motoristas da Pantanal Transportes ainda não aceitaram a proposta feita pela empresa.

A Pantanal Transportes é a responsável pelas linhas da grande Morada da Serra – região do CPA – e detentora da maior parte da frota – aproximadamente 50% – de transporte coletivo da Capital.

Dos cerca de 400 veículos que atendem Cuiabá, 192 voltarão às ruas nas próximas horas. Eles são das empresas Caribus (50), Integração (72) e Intermunicipal (70).

Os profissionais paralisaram 100% da atividade na manhã desta segunda-feira motivados por um atraso salarial. O pagamento deveria ter ocorrido na sexta-feira (7), quinto dia útil do mês. Segundo a categoria, essa não é a primeira vez que os salários não são pagos na data correta.

A negociação teve início às 11h da manhã, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, que intermediou a conversa entre patrões e empregados. Conforme nota emitida pela Pasta, os empresários se comprometeram a pagar o salário referente ao mês de maio até quarta-feira (12).

Com o retorno dos ônibus às ruas, volta a ser impedido o tráfego de veículos particulares pelas faixas exclusivas para o transporte coletivo na capital. Pela manhã, a prefeitura havia suspendido a aplicação das multas – que podem chegar a R$ 293 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – para facilitar o fluxo e evitar engarrafamentos.

A reportagem do LIVRE tentou, mas não conseguiu contato com Ledevino da Conceição, presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo.

LEIA TAMBÉM:

Paralisação do transporte coletivo triplica o preço de aplicativos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes