DestaquesMato GrossoPolítica

STF nega recurso e Antonio Joaquim não se aposenta

Foto de Gabriela Galvão
Gabriela Galvão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta terça-feira (03), por 4 votos a 1, recurso interposto pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, e manteve a suspensão de seu processo de aposentadoria por envolvimento em denúncias investigadas no âmbito da Operação Malebolge, da Polícia Federal.

O recurso protocolado pela defesa de Antonio Joaquim buscava reverter a decisão cautelar, proferida pelo ministro-relator Luiz Fux em dezembro do ano passado, que suspendeu seu processo de aposentadoria e, consequentemente, o impediu de se filiar a um partido político para disputar as eleições deste ano.

Antes mesmo da decisão desta terça-feira, no entanto, Antonio Joaquim já havia anunciado a desistência de disputar o pleito deste ano e a intenção de retornar ao TCE, quando seu afastamento for suspenso. Ele e outros quatro conselheiros do Tribunal de Contas são suspeitos de envolvimento em suposto esquema de corrupção durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa e foram afastados devido a uma decisão do STF.

Fux votou pelo indeferimento do recurso e foi seguido por Rosa Weber, Alexandre Moraes e Luís Roberto Barroso. Somente Marco Aurélio Melo votou a favor do conselheiro afastado.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Polícia prende enfermeira que se passava por “Dra.” nas redes sociais para atrair pacientes

Proprietária de clínica de estética é suspeita de exercício ilegal da medicina e comercialização de remédios sem registro na Anvisa
calor - quente - temperatura
Geral

Se prepare! Fim de semana terá clima abafado e máximas de até 37°C em MT

Previsão aponta sol entre nuvens e chuvas rápidas ao longo dos dias
Crônicas Policiais

“Presente e facada”: Homem é atacado por amante após atender pedido de compra

Vítima de 46 anos tentava terminar relacionamento extraconjugal quando foi atacada; suspeita confessou o crime e foi presa em flagrante
Crônicas Policiais

Traficante com extensa ficha criminal morre em troca de tiros com a Força Tática

Suspeito de 22 anos era monitorado por tornozeleira e reagiu à abordagem da Operação Tolerância Zero em Primavera do Leste
24 de abril de 2026 18:21