Sopa de morcego pode ter iniciado contaminação por vírus que se propagou pela China

O vírus já se tornou preocupação mundial

Em 2011, no filme Contágio, de Steven Soderbergh, um novo vírus mutante dizima 1/3 do planeta. Na cena final da obra, o diretor revela que o vírus teve origem na China, por conta da falta de higiene em ambientes culinários, além da mistura de ingredientes inusitados, entre eles o morcego.

Agora a vida imita a arte. Ou pelo menos é o que especula a mídia.

Uma sopa de morcego teria causado a disseminação do coronavírus, que já infectou mais de 600 pessoas e causou 17 mortes ao redor mundo recentemente.

A suspeita começou após imagens desse prato serem replicadas incessantemente nas redes sociais. Mas não só por isso, há quem diga que existe embasamento científico para essa suspeita.

Um estudo, publicado na terça-feira (21), na revista “Science China Life Sciences”, patrocinado pela Academia Chinesa de Ciências de Pequim, analisou a relação.

O estudo aponta que o coronavírus, que surgiu na cidade de Wuhan, está estreitamente relacionado a uma cepa existente em morcegos.

“O fato de os morcegos serem os hospedeiros nativos do Wuhan CoV (coronavírus) seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão de morcegos aos seres humanos”, afirma o estudo.

De acordo com a revista New Scientist, a pesquisa comparou o genoma de cinco amostras do novo vírus com 217 vírus parecidos, coletados em várias espécies.

A conclusão foi de que o novo coronavírus, identificado como 2019-nCoV, se assemelha ao vírus encontrado em morcegos, embora seja mais semelhante ao vírus encontrado em cobras.

O consumo direto desses animais, portanto, pode estar ligado à disseminação da doença.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAcademia Forz aposta em desafio e incrementa treinos e plano nutricional para clientes foliões
Próximo artigoViúva Negra pode não ser tão feminista quanto Capitã Marvel

O LIVRE ADS