Cidades

Sindicato quer remanejamento de enfermeiros que se encaixam em grupo de risco

Medida precisa ser urgente e pode exigir novas contratações

2 minutos de leitura
Sindicato quer remanejamento de enfermeiros que se encaixam em grupo de risco
Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sipen) solicitou as secretarias de Saúde do Estado e do Município a retirada dos trabalhadores com mais de 60 anos, gestantes e que tenham alguma doença crônica do atendimento nas unidades por conta da pandemia de Covid-19, o coronavírus.

De acordo com o presidente da entidade, Djamir Soares, os gestores precisam tomar as medidas o mais breve possível porque não se sabe exatamente quando, mas os casos logo começarão a chegar as unidades hospitalares.

“Devido ao desgastes da própria função, temos muitos profissionais hipertensos, diabéticos e com outras doenças antes mesmo dos 50 anos. E, temos que considerar ainda as mulheres grávidas que também precisam ser preservadas”, esclarece.

Conforme o presidente da entidade, ele está tentando dialogar com os dirigentes públicos, mas eles estão deixando para uma segunda etapa dos planos de contingência, no entanto, a categoria não sabe se haverá tempo para esperar a formulação de uma estratégia.

Principalmente, pelo fato de que a decisão de remanejar ou mandar os profissionais para o isolamento domiciliar podem impactar em custos e envolver novas contratações.

Mais qualidade

Outra preocupação da categoria é com relação a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no caso luvas e máscaras.

“Atualmente não temos queixas de falta, mas estamos preocupados com a qualidade. De nada adianta uma luva que rasga ou uma máscara sem resistência. Ainda estamos pedindo a compra de máscaras de carvão ativado, que são mais adequadas”, argumenta.

A reportagem do LIVRE entrou em contato com a Prefeitura de Cuiabá e com a Secretaria de Estado de Saúde para saber quais encaminhamentos serão adotados após a demanda do sindicato. Ainda não houve resposta.

O espaço continua aberto para manifestações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes