Cidades

Segurança do carnaval será feita por 2.500 policiais em mais de 500 viaturas

4 minutos de leitura
Segurança do carnaval será feita por 2.500 policiais em mais de 500 viaturas

Ednilson Aguiar/O Livre

 Polícia Militar

Cerca de 2.500 homens farão a segurança do carnaval em Mato Grosso. A operação unirá a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Politec, o Dentran e a Polícia Militar, que também contará com equipes da Rotam e do Bope. O trabalho integrado visa a garantir a segurança dos foliões.

A Operação Carnaval foi lançada na manhã desta sexta-feira (09), em um evento na Arena Pantanal, que contou com a presença de 250 policiais.

“Enxugamos no Comando Geral em torno de 160 policiais, que também serão empregados no período carnavalesco. Nosso objetivo é realmente levar a sensação de segurança a toda população e nós estamos preparados”, disse o comandante geral da Polícia Militar Marcos Vieira da Cunha.

O secretário do Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, disse que 41 pontos nos 141 municípios do Estado terão a segurança reforçada. Em Cuiabá dois locais serão atendidos com uma força extraordinária, a Orla do Porto e a Praça da Mandioca.

Esses dois pontos conhecidos pelos cuiabanos, além dos reforços das equipes, também contarão com as aeronaves do Ciopaer, drones e a cavalaria da Polícia Militar.

“Mas em todos os municípios nós estamos reforçando o policiamento, porque nosso objetivo não é garantir só os festejos, mas garantir a segurança de todos, porque é um feriado prolongado, vai de sexta até quarta 12h. Então estamos pagando hora-extra aos policiais, a diária, para justamente ter uma maior mobilidade”, disse o secretário.

O Centro de Comando e Controle Móvel também realizará o videomonitoramento dos locais com maior aglomeração de pessoas e as equipes dos canis das forças de segurança serão integrados ao trabalho.

“Eu lembro da importância da sociedade também colaborar, festejar com responsabilidade, não fazer ingestão de álcool para condução de veículos automotores, conduzir com responsabilidade e prudência esses veículos. Ter um carnaval seguro significa a participação de todos e é isso o nosso apelo à população”, afirmou Gustavo Garcia.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já vinha trabalhando com uma ação de conscientização sobre educação no trânsito. Até a quarta-feira (08), 3 mil pessoas receberam os materiais explicativos somente da baixada cuiabana. A ação também aconteceu em cidades como Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. Os agentes estavam orientando os motoristas, em especial sobre a importância de não misturar álcool e direção.

Durante o carnaval, o Detran também fará parte de uma ação integrada para garantir o cumprimento da Lei Seca. Na última semana, foram entregues 22 etilômetros (bafômetro) para as forças de segurança da região metropolitana.

“O que nós objetivamos com essas ações é poder preservar o maior número de vidas nesse período festivo que passará o país durante o carnaval”, disse o presidente do Detran Thiago França.

O Corpo de Bombeiros, que realizou a fiscalização e vistoria de todos os locais onde serão realizadas festas, também estará a postos durante o Carnaval. Serão quase 200 militares e aproximadamente 60 viaturas nas ruas.

“Teremos equipes de prevenção em Cuiabá – nos dois pontos, a Praça da Mandioca e a Orla do Porto -, em Chapada dos Guimarães, no Distrito da Guia, Livramento, Mimoso e Poconé. Agiremos tanto na área de emergenciais médicas, quanto tranquilização, em caso de aglomeração de pessoas”, disse o comandante dos bombeiros em Mato Grosso Alessandro Borges Ferreira.

O foco de todo planejamento, segundo o secretário de Segurança Pública Gustavo Garcia, é a prevenção, seja no sentido de conscientizar, ou no planejamento ostensivo. A operação começará nesta sexta-feira (09) e irá até às 12 da quarta-feira de Cinzas (14).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes