Ruth Albernaz ensina arte de intervenção “site specific” no Sesc

A artista e pesquisadora irá compartilhar seu processo criativo em obras de ressignificação do espaço, neste domingo; inscrições abertas

Unindo o campo das artes visuais com os conhecimentos da antropologia e a ecologia, o Caldeirão de Imagens do Sesc Arsenal promove, neste domingo (15), uma troca de experiências sobre “Site Specific em Arte”, com Ruth Albernaz. Durante a oficina, a artista irá compartilhar o processo criativo de seus trabalhos com instalação, em um mergulho teórico e prático sobre a técnica, das 15h às 18h, com inscrição gratuita.

Site Specific, ou “sítio específico”, faz menção a obras de arte contemporânea, realizadas em um contexto espacial que levam em conta as características do local e são moldadas por elas. Podem reunir diversas técnicas, como pinturas, composições e instalações.

“São obras feitas em espaços determinados, que podem ser galerias, mas geralmente fogem o espaço institucionalizado do museu, mais relacionadas à arte urbana. São intervenções na paisagem que utilizam ou não materiais dessa própria paisagem”, explica Ruth.

Na atividade, a artista irá trabalhar conceitos como ativação, ocupação e campo estendido, a partir de suas experiências com as instalações “Jardim Cura” e “Casa do Cuidar” – a sala de uma casa tradicional popular e um ambiente de quintal com plantas medicinais que retratam um conhecimento ancestral que se perpetua ao longo de gerações.

Os trabalhos foram realizados na própria unidade, na ocasião do Seminário de Políticas Culturais do Sesc Mato Grosso, evento norteado pelos saberes populares, realizado em fevereiro. Eles partem da conexão entre o universal e local, o espiritual e material das práticas tradicionais de cura, unido cultura e biodiversidade.

Além da abordagem teórica, que Ruth defende como essencial no processo artístico, ainda carente de formação no Estado, a bióloga que se debruça na pesquisa para compor suas ilustrações com pássaros, ressalta que a atividade de domingo também contará com uma segunda parte prática, na qual os participantes serão orientados a propor um projeto de Site Specific.

A oficina faz parte do projeto Domingos com Arte, do Sesc Arsenal. Voltado à artistas, entusiastas e acadêmicos de Artes Visuais, que agora possui curso de graduação na UNEMAT, a oficina é gratuita com participação mediante inscrição pelo (65) 3616-6913 ou [email protected]

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMúsica para todos os estilos e gerações marcam o fim de semana cuiabano
Próximo artigoBancada destina R$ 57 milhões para a saúde em cidades de MT

O LIVRE ADS