Negócios

Rússia x Ucrânia: preço de fertilizante sobe e já afeta o agronegócio

Fecomércio diz que economia mundial deverá ter "reação em cadeia" às alterações causadas por conflito no leste europeu

2 minutos de leitura
Rússia x Ucrânia: preço de fertilizante sobe e já afeta o agronegócio
(Foto: Gabriel Rezende/Embrapa Agrossilvipastoril)

O agronegócio começa a ser afetado pelas mudanças econômicas geradas pela guerra entre Rússia e Ucrânia. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) divulgou alta de 5,8% no preço dos fertilizantes. E a avaliação é que o produto chegue a faltar, se o conflito se estender. 

“Além de perdas humanas, a guerra traz impacto nas economias mundiais, para o Brasil e, especialmente, para Mato Grosso. Isso se deve sobretudo pela sua potência agrícola, que é dependente de fertilizantes russos, tendo o potássio como principal insumo para as lavouras”, disse o presidente da federação, José Wenceslau Junior. 

Outros setores que deverão sofrer impacto da guerra são o de combustíveis e o da produção de trigo. O primeiro está afetado pela instabilidade no mercado mundial, com alta na cotação do barril do petróleo, e o segundo está ligado mais diretamente aos países em guerras que estão dentre os cinco maiores produtores do cereal. 

Reação em cadeia

A Fecomércio divulgou nesta quarta-feira (3) a previsão de reflexo negativo também no comércio. A avaliação do empresário José Wenceslau Júnior é que a economia mundial poderá ter uma “reação em cadeia”. No caso do comércio, pela dependência da negociação de commodities. 

“Costumo dizer, inclusive, que se o agro vai bem, o comércio vai bem, se o agro vai mal, os outros setores produtivos sofrem prejuízos”, afirmou. 

Uma semana antes da invasão da Rússia à Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro fora à Rússia para tentar negociar a compra de fertilizantes, que subiram no ano passado por causa da paralisação nos meses mais graves da pandemia. 

Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o país tem estoque do produto garantido até outubro. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes