Carregando...
Brasil

Rejeito atingiu o Rio Paraopeba, diz Corpo de Bombeiros

Foto de Agência Brasil
Agência Brasil

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o rejeito que vazou da Mina Feijão atingiu o Rio Paraopeba às 15h50. O vazamento ocorreu em consequência do rompimento de uma barragem no início da tarde de hoje (25).

Os bombeiros estimam que cerca de 200 pessoas estão desparecidas. Situada em Brumadinho (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, a Mina Feijão pertencente à Vale.

Mais cedo, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), empresa vinculada ao governo mineiro, informou que poderia alterar a forma de abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte, que é atendida pelo Sistema Paraopeba. A estatal, porém, assegurou que a população não seria prejudicada.

“Caso seja necessário, o abastecimento da região atendida pelo Sistema Paraopeba, passará a ser realizado pelas represas do Rio Manso, Serra Azul, Várzea das Flores e pela captação a fio d’água do Rio das Velhas”, informou nota da Copasa.

Notificação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou nota informando que às 13h37 foi comunicada do rompimento pelo gerente de segurança e emergências ambientais da Vale. Equipes do Núcleo de Emergência Ambiental da Semad se deslocaram para o local do acidente para verificar a ocorrência e tomar as providências necessárias.

“O empreendimento, e também a barragem, estão devidamente licenciados, sendo que, em dezembro de 2018, obteve licença para o reaproveitamento dos rejeitos dispostos na barragem e para seu descomissionamento [encerramento de atividades]. A barragem não recebia rejeitos desde 2014 e tinha estabilidade garantida pelo auditor, conforme laudo elaborado em agosto de 2018. As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão apuradas pelo governo de Minas”, informou a pasta.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Ex-mulher do goleiro Bruno está desaparecida desde quinta

Ela chegou a ser presa durante as investigações da morte de Eliza Samudio, mas foi absolvida pela Justiça e é mãe de duas filhas do ex-goleiro
Geral

Bombeiros são acionados para emergência e auxiliam em parto domiciliar em Sorriso

Bebê nasceu pouco antes da chegada da viatura; militares realizaram o corte do cordão umbilical e estabilizaram mãe e filho nesta sexta (3)
Geral

Após decreto dos lotes, Abilio quer estabelecer tamanho mínimo para apartamentos

Prefeito critica imóveis compactos e diz que há empreendimentos onde “não dá para entrar no banheiro”.
Política

Abilio diz que novos projetos de construção de casas passarão por várias etapas de análise

Prefeito de Cuiabá disse que, caso os projetos sejam para áreas com menos de 200 m² precisará ser comprovada necessidade de construção