Recorde de calor a vista: temperatura em Cuiabá deve passar dos 40ºC nesta quinta-feira

Capital já empatou com o Rio de Janeiro na temperatura mais alta do ano e, agora, tem chances de superar a marca

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A massa de ar seco que predomina sobre o país nesta semana já fez Cuiabá bater recorde de calor em 2021 e uma nova marca para este ano está prestes a ser alcançada.

Segundo o site Clima Tempo, na terça-feira (17), a Capital mato-grossense registrou 40,2ºC. A maior temperatura registrada neste ano no país, empatando com o dia 30 de janeiro no Rio de Janeiro.

As condições climáticas, no entanto, são “favoráveis” – se você é do tipo que gosta do calor – para a marca ser superada ainda nesta quinta-feira (19).

O pico de temperatura deve ocorrer entre às 14h e as 16h, mas isso não quer dizer que o restante do dia vai mais frio.

A partir das 8h os temômetros já devem estar próximos dos 30ºC e das 10h em diante, o calor será intenso, se estentendo até às 18h.

O clima fica mais ameno – mas nem tanto – a partir do fim de semana. A máxima para sábado e domingo está prevista em 38ºC.

Muito calor, muito cuidado!

A chance de chover nos próximos dias em Cuiabá é próxima de zero e a umidade relativa do ar não deve passar dos 25%. Por isso, a Defesa Civil da Capital emitiu um alerta para a população tomar certos cuidados.

A maior preocupação é com a saúde de crianças e idosos e com o risco de queimadas urbanas.

Entre as recomendações está a suspensão das atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é bom fazer uso frequente de hidratantes para a pele e umidificadores de ar.

Para evitar queimadas, não coloque fogo em lixo e em terrenos abandonados e não jogue bitucas de cigarro acesas no chão.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Defesa Civil, só neste ano já foram atendidas 424 ocorrências de queimadas urbanas, das quais 273 eram incêndios em vegetação.

Para combater esses casos, a Defesa Civil Municipal ganhou mais quatro viaturas, uma para cada região da cidade, e está capacitando brigadistas voluntários e mirins.

Em caso de emergência, você pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo Whatsapp (65) 9.9310-8810.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia deflagra operação contra acusados de matar empresário em Cuiabá
Próximo artigoFeira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país